Busca do site
menu

Curso internacional de Direito e Saúde: inscrições até 25/10

ícone facebook
Publicado em:27/09/2013
* Rafael Bastos

Curso internacional de Direito e Saúde: inscrições até 25/10O Grupo Direitos Humanos e Saúde Helena Besserman (Dihs) está com inscrições abertas para o curso internacional Direito e Saúde até o dia 25 de outubro. Voltado para os alunos de mestrado e doutorado dos Programas de Pós-Graduação da Fiocruz ou de outras instituições, o curso, a ser realizado de 18 a 29 de novembro, promoverá, a partir das experiências de Portugal, Brasil e Moçambique, uma reflexão acerca dos aspectos que compõem o atual campo do conhecimento em direito e saúde.

Sob a perspectiva da saúde na condição de direito fundamental da pessoa humana, as aulas pretendem aprofundar a análise sobre a concepção de algumas questões levantadas pelos direitos humanos, como ética – pesquisas em saúde com seres humanos e suas implicações jurídicas – e aspectos da temática gênero e sexualidade.

O curso discutirá também a produção do conhecimento como um espaço emancipatório, no qual o encontro entre os campos direito e saúde abre possibilidade para a construção de uma cidadania sanitária. Outro assunto abordado serão as diferentes maneiras de inserção e participação dos sujeitos no mundo contemporâneo.

Coordenadas pela pesquisadora Maria Helena Barros (Dihs/ENSP), que também compõe o corpo docente do curso, as aulas serão ministradas pelos professores convidados José Manuel Pureza, do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (Portugal), Ana Cristina Santos, também do CES, Orquídea Massarongo Jona, da Universidade Eduardo Modlane, em Moçambique, e Nair Teles, do Dihs/ENSP.

Confira aqui o edital.

Período de inscrição: 23 de setembro a 25 de outubro de 2013

Período de seleção: 28 de outubro a 31 de outubro de 2013

Divulgação do resultado: 4 de novembro de 2013

Vagas: mínimo de 15 e máximo de 30 alunos

Mais informações: 3882-9222/9223 – falar com Sílvia

* Rafael Bastos: jornalismo Dihs

 


Seções Relacionadas:
Ensino ENSP Internacional

Nenhum comentário para: Curso internacional de Direito e Saúde: inscrições até 25/10