Busca do site
menu

Especialistas discutirão cultura do cuidado para o envelhecimento populacional

ícone facebook
Publicado em:11/09/2013

O fórum Muito Além de Prevenção e Tratamento: desenvolvendo uma cultura do cuidado (Beyond Prevention and Treatment - Developing a Culture of Care) traz para o Rio a excelência de experts representando diversas disciplina, de diferentes países e continentes, para o debate do mais alto nível no campo do envelhecimento populacional. Como produto final, o fórum vai produzir uma "Declaração do Rio de Janeiro sobre o Cuidar como Resposta à Revolução da Longevidade".

Durante dois dias, 16 e 17 de outubro, das 9h às 17 horas, o fórum abordará aspectos do cuidado que vão da reforma geral da seguridade social às necessidades de treinamento de profissionais e modelos de cuidado no mundo (10 países). Entre os temas, o imperativo de adotar-se um enfoque baseado em direitos da pessoa idosa; as abordagens amigáveis ao idoso; desenvolvimento e a população idosa; dimensões do cuidado – de longa permanência, domiciliar, intergeracional, os cuidadores, épocas de crise; e dimensões éticas do cuidado, foco no fim de vida.

O fórum é uma promoção conjunta da WDA Forum (World Demographic Association) com Bradesco Seguros, Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), Universidade do Seguro e Centro Internacional de Longevidade (International Longevity Centre Brazil - ILC-BR).

A iniciativa é destinada a médicos, demógrafos, profissionais outros da área da saúde, gerontólogos, acadêmicos dedicados a essa área, autoridades públicas responsáveis pela elaboração de políticas para o envelhecimento (em nível municipal, estadual e federal), representantes da mídia (leiga e especializada), representantes de associações profissionais (ex. Sociedade Brasileira de Gerontologia e Geriatria, Associação Medica Brasileira, Federação Nacional de Médicos de Família, Centros de Assistência Social etc.).

O local de realização é a sede da Bradesco Seguros, à Rua Barão de Itapagipe, 225, Rio Comprido 20.261-005, Rio de Janeiro, RJ. As inscrições podem ser feitas no e-mail ilcbrazil2012@gmail.com, pelo envio de nome completo, profissão, instituição, telefone e e-mail.

Fonte: International Longevity Centre Brazil (ILC-Brazil)
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Especialistas discutirão cultura do cuidado para o envelhecimento populacional