Busca do site
menu

Isags lança versão em inglês de livro sobre sistemas de saúde

ícone facebook
Publicado em:11/09/2013
Isags lança versão em inglês de livro sobre sistemas de saúdeO Instituto Sul-Americano de Governo em Saúde (Isags) lançou a versão em inglês do livro Sistemas de saúde na América do Sul: desafios para a universalidade, a integralidade e a equidade, publicação que apresenta um amplo panorama dos sistemas da região. A tradução, intitulada Health systems in South America: challenges to the universality, integrality and equity, visa aumentar o alcance da publicação lançada em novembro de 2012 em sua versão em espanhol, fazendo chegar a países de língua inglesa e outros essa sistematização inédita de informação e conhecimento acerca da saúde na América do Sul.
 
A primeira publicação organizada pelo Isags é resultado de um trabalho conjunto dos governos dos 12 países da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), realizado durante mais de um ano, e oferece um quadro detalhado dos seus sistemas de saúde.
 
A concepção do livro, um esforço inédito de sistematização das informações disponíveis acerca da saúde na América do Sul, remonta à realização de uma oficina de mesmo nome, realizada de 26 a 29 de julho de 2011, na sede do Isags. O primeiro evento oficial do Instituto, inaugurado no dia 25 de julho de 2011, foi concebido a partir de uma proposta do Grupo Técnico sobre Sistemas Universais do Conselho de Saúde Sul-Americano de abrir um espaço para intercâmbio de informações sobre os sistemas da região e de promover uma discussão sobre os desafios à garantia da saúde como um direito universal.
 
A publicação está organizada em uma introdução do diretor executivo do Isags, o ex-ministro da Saúde do Brasil José Gomes Temporão, e 14 capítulos. A pesquisadora do Departamento de Administração e Planejamento da ENSP Ligia Giovanella foi uma das organizadoras da publicação. Sobre o livro, ela comentou que reúne informações valiosas para estudantes, estudiosos e pesquisadores, substrato precioso que permite análises sobre as diversas dimensões dos sistemas de saúde. “Ele apresenta um panorama abrangente dos sistemas de saúde dos 12 países da América do Sul que propicia a cada ministério conhecer o conjunto dos sistemas de saúde da Unasul e reconhecer desafios comuns e temas de cooperação.”
 
A pesquisadora acrescentou ainda que s publicação foi uma ótima iniciativa do Isags. “Tenho certeza que esta será a primeira de muitas obras substantivas para o desenvolvimento de sistemas públicos universais na América do Sul”, acrescentou Ligia.

Fonte: Isags
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Isags lança versão em inglês de livro sobre sistemas de saúde