Busca do site
menu

Fóruns de debate e lançamento de livro no aniversário da ENSP

ícone facebook
Publicado em:04/09/2013

No terceiro dia (5/9) da Semana Sergio Arouca, que marca os 59 anos da Escola Nacional de Saúde Pública, dois fóruns da ENSP - alunos e movimentos sociais - promoverão rodas de conversas, precedidas por exibição de vídeos, na Tenda da Saúde, localizada na entrada da instituição. As rodas abordarão questões como violência e racismo e as últimas medidas do governo diante da crise na saúde. Nesse mesmo dia, será lançado o livro Gestão, Trabalho e Educação na Saúde, organizado pelos pesquisadores da Escola Antenor Amâncio e Sergio Pacheco. A Semana Sergio Arouca tem como tema ENSP: pensamento crítico em saúde - A Reforma Sanitária em questão. Todos os eventos são abertos ao público e não há necessidade de inscrição prévia.
 

Fóruns de debate e lançamento de livro no aniversário da ENSP

O objetivo das Rodas de Conversa é promover um debate e reflexão acerca dos temas emergentes que têm mobilizado a sociedade brasileira, principalmente a partir de junho, quando foram iniciados os protestos populares. Além de uma proposta de dinâmica, as rodas são um modo de conduzir processos educativos baseados nas Pedagogias Libertadoras, da qual a Educação Popular, sistematizada por Paulo Freire, é uma das mais conhecidas. Esse tipo de atividade é considerada uma derivação dos Círculos de Cultura Freirianos ao promover, a partir de breve intervenção inicial, um debate livre de questões, ideias e relatos entre os participantes.

Confira, abaixo, a programação das rodas, dos vídeos, e o livro que será lançado.

9 horas – Exibição, na íntegra, do Sala de Convidados, exibido pelo Canal Saúde/Fiocruz, sobre o programa Mais Médicos – lançado pelo governo federal para levar médicos aos lugares mais distantes do país, onde é grande a carência por esses profissionais –, que tem provocado diversas polêmicas, especialmente entre a categoria médica e o Ministério da Saúde. O Sala de Convidados esclareceu dúvidas e se aprofundou no assunto que ganhou enorme destaque na grande mídia nos últimos meses. Entre os assuntos da pauta, estiveram os desdobramentos do programa que promete ampliar o número de médicos em todo o país e a previsão de investimentos em infraestrutura de hospitais e unidades básicas de saúde, assunto que tem sido menos abordado pela maior parte da imprensa.

10 horas – Roda de conversa: Serviço civil obrigatório na saúde

Promovida pelo Fórum dos Estudantes da ENSP, a atividade pretende aprofundar o debate sobre o programa Mais médicos, do governo federal, trazendo a opinião de especialistas e estudantes de pós-graduação da ENSP e da Fiocruz.

12 horas - Lançamento do livro Gestão, Trabalho e Educação na Saúde, coletânea organizada pelos pesquisadores Antenor Amâncio e Sergio Pacheco de Oliveira, com capítulos elaborados pelos egressos e respectivos orientadores, da turma 2008-2009 do mestrado profissional em Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Os textos instigam reflexões a respeito dos caminhos do SUS e mostram a pertinência e a necessidade de fortalecer e expandir o mestrado profissional como ferramenta educacional que articula conhecimentos acadêmicos com saberes acumulados nos serviços de saúde. Na ocasião, haverá uma homenagem ao pesquisador Antenor Amâncio, que morreu em 26 de agosto de 2012.

14 horas - Lançamento do vídeo Democracia é Saúde, produzido pela Vídeo Saúde Distribuidora, com a presença do diretor do Icict/Fiocruz, Humberto Trigueiros, e do diretor da ENSP/Fiocruz, Hermano Castro.

15 horas – Roda de conversa: Violência e racismo

Promovida pela Articulação do Fórum da ENSP com os Movimentos Sociais, a atividade contará com a participação do historiador Fransergio Goular de Oliveira Silva. Trabalhando em Ong’s há mais de dez anos, em especial em projetos relacionados com e para jovens moradores de favelas do estado do Rio de Janeiro, Goulart é colaborador do Fórum de Juventudes do Rio de Janeiro, conselheiro nacional de Juventude, interlocutor do Fórum Nacional de Movimentos e Organizações Juvenis no Espaço Ibero-Americano, membro do Fórum Social de Manguinhos e consultor em Políticas Públicas para as Juventudes.

Além disso, profissionais do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria estarão, na parte da manhã, na Tenda da Saúde com o grupo da nutrição e, na parte da tarde, com o grupo antitabagismo. Nas duas ocasiões, serão fornecidas dicas e conselhos em prol de uma vida saudável.

Veja a programação completa da Semana Sergio Arouca no site do evento. A Fiotec está apoiando a organização das atividades.

 

Fóruns de debate e lançamento de livro no aniversário da ENSP


Seções Relacionadas:
59 anos ENSP

Nenhum comentário para: Fóruns de debate e lançamento de livro no aniversário da ENSP