Busca do site
menu

Webconferência abre cursos de alimentação e nutrição da ENSP

ícone facebook
Publicado em:28/08/2013

Webconferência abre cursos de alimentação e nutrição da ENSPNo dia 29 de agosto, será realizada a aula inaugural dos cursos de especialização da ENSP Gestão da Política de Alimentação e Nutrição, Alimentação e Nutrição na Atenção Básica, ambos ministrados na modalidade a distância. A atividade, com o tema Organização da Atenção Nutricional nas Redes de Atenção à Saúde, será proferida, a partir das 10 horas, pela coordenadora-geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde (CGAN/MS), Patrícia Constante Jaime. Haverá transmissão pelo Portal da Escola e webconferência entre as coordenações dos cursos no Rio de Janeiro e Brasília.

O evento contará com duas mesas de abertura, atuando simultaneamente por webconferência. No Rio de Janeiro, no salão internacional da Escola, participarão o vice-diretor de Escola de Governo da ENSP, Frederico Peres, a coordenadora-geral dos cursos, Denise Cavalcante de Barros, e a coordenadora de EAD/ENSP, Lucia Dupret. Em Brasília, na sede da Fiocruz Brasília, estarão presentes o diretor da Fiocruz Brasília, Gerson Oliveira Penna, a coordenadora dos cursos, Denise Oliveira e Silva, o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Junior (vídeo), e o diretor do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Hêider Aurélio Pinto (vídeo).

Os interessados podem enviar perguntas pelo e-mail cursogepan2013@gmail.com para a palestrante.

Sobre os cursos:

O curso de Alimentação e Nutrição na Atenção Básica visa qualificar a atuação dos profissionais quanto ao desenvolvimento de ações de Alimentação e Nutrição no âmbito da Atenção Básica no Sistema Único de Saúde (SUS). Seu público-alvo são os profissionais atuantes na Atenção Básica (AB) no SUS, como os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), equipes de Saúde da Família, AB tradicional e AB indígena, priorizando os que são preceptores do Programa de Educação para o Trabalho em Saúde (PET Saúde). Além deles, os profissionais atuantes na gestão federal, estadual ou municipal de alimentação e nutrição ou de AB no SUS, docentes de cursos de graduação em nutrição (públicos ou privados, priorizando os cursos públicos); docentes de outros cursos de graduação da área da saúde; preceptores/tutores de residências multiprofissionais em saúde (como saúde da família e saúde coletiva; profissionais atuantes na gestão ou assistência em outros âmbitos do SUS; e ainda profissionais nutricionistas não atuantes no SUS.

Já o curso de Gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição tem como objetivo qualificar a atuação dos profissionais quanto à gestão da Política Nacional de Alimentação e Nutrição (Pnan) no Sistema Único de Saúde (SUS), no âmbito da União, estados e municípios. Ele é voltado para os profissionais atuantes na gestão federal, estadual ou municipal de alimentação e nutrição do SUS; profissionais atuantes na gestão federal, estadual ou municipal de outras áreas do SUS, como atenção básica, atenção de média e alta complexidade, vigilância em saúde e outros; profissionais atuantes na gestão de serviços de saúde, entre elas unidades básicas de saúde, hospitais, policlínicas e outros; docentes de cursos de graduação em nutrição, tanto públicos como privados, priorizando os docentes de cursos públicos; docentes de cursos de graduação da área de saúde; preceptores/tutores de residências multiprofissionais em saúde; e profissionais atuantes na assistência à saúde no SUS.


Seções Relacionadas:
Educação a Distância Ensino

Nenhum comentário para: Webconferência abre cursos de alimentação e nutrição da ENSP