Busca do site
menu

59 anos da ENSP: evento começa na terça-feira (3/9)

ícone facebook
Publicado em:26/08/2013

Para comemorar seus 59 anos de história, a Escola Nacional de Saúde Pública promoverá, de 3 a 6/9, a Semana Sergio Arouca, cujo tema é ENSP: pensamento crítico em saúde - A Reforma Sanitária em questão. O evento começará nesta terça-feira (3/9), com mesa-redonda, exibição de vídeos, homenagens a instituições da saúde coletiva brasileira e exposição fotográfica da criação do SUS. As atividades do dia são todas abertas ao público e não necessitam de inscrição prévia. Confira, no site dos 59 anos da ENSP, a programação do primeiro dia da Semana Sergio Arouca.
 

59 anos da ENSP: evento começa na terça-feira (3/9)

O evento iniciará às 9h30, no auditório térreo da ENSP. O presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, o diretor da ENSP, Hermano Castro, e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Fiocruz (Asfoc-SN), Paulo Garrido, participarão da mesa de abertura. Em seguida, será apresentado o vídeo Pensamento crítico de Sergio Arouca, com aproximadamente dez minutos de duração, produzido pelo Canal Saúde/Fiocruz. Na ocasião, haverá uma homenagem ao Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e à Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Ainda na parte da manhã, será realizada a inauguração da exposição fotográfica com registros históricos da 8ª Conferência Nacional de Saúde a da Constituinte de 1988. As fotos fazem parte do acervo da revista Radis, da Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz (CCS) e de Cid Fayão, fotógrafo da ENSP falecido recentemente. As fotos serão expostas na Tenda da Saúde (armada em frente ao pátio do prédio principal da ENSP) durante toda a semana de aniversário.

Destaque para o debate A 8ª Conferência Nacional de Saúde e o SUS: a Reforma Sanitária acabou?, às 14 horas, no auditório térreo da Escola, com as participações de Sonia Fleury, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), e de Nelson Rodrigues dos Santos, da Universidade Federal de Campinas (Unicamp). Para subsidiar os debates, será exibido o vídeo Histórico da Conferência Nacional de Saúde, também de autoria do Canal Saúde/FiocruzA mesa será coordenada pelo pesquisador Ary Carvalho de Miranda, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh/ENSP).

Durante toda terça, na Tenda da Saúde, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) promoverá duas atividades: o camelô educativo, cujo objetivo é sensibilizar e educar pacientes e frequentadores da ENSP sobre os cuidados e prevenção das DSTs/Aids e tuberculose, além de ações com o grupo antitabagismo.

Confira a programação completa da Semana Sergio Arouca no site do evento. A Fiotec está apoiando a organização do evento.

Conheça o Cebes

O Centro Brasileiro de Estudos de Saúde, desde sua criação em 1976, tem como eixo principal de seu projeto a luta pela democratização da saúde e da sociedade. Nesses mais de 30 anos de atuação, como centro de estudos que aglutina profissionais e estudantes, assegurou seu espaço como produtor de conhecimentos com uma prática política concreta, seja em nível dos movimentos sociais, das instituições do país e do parlamento brasileiro.

Durante toda sua trajetória, e cada vez mais, o Cebes continua empenhado em fortalecer seu modelo democrático e pluralista de organização; orientar sua ação para o plano dos movimentos sociais, sem descuidar de intervir nas políticas e práticas parlamentares e institucionais; aprofundar a crítica e a formulação teórica sobre as questões de saúde; em contribuir para a consolidação das liberdades políticas e para a constituição de uma sociedade mais justa em nosso país.

Conheça a Abrasco

Em setembro de 1979, durante a I Reunião sobre Formação e Utilização de Pessoal de Nível Superior na Área da Saúde Pública, reuniram-se na sede da Opas, em Brasília, técnicos, profissionais, alunos e professores da área da saúde coletiva, empenhados em fundar uma associação que congregasse os interesses dos diferentes cursos de pós-graduação da área: a Associação Brasileira de Pós Graduação em Saúde Coletiva.

A Abrasco foi criada com o objetivo de atuar como mecanismo de apoio e articulação entre os centros de treinamento, ensino e pesquisa em saúde coletiva para fortalecimento mútuo das entidades associadas e para ampliação do diálogo com a comunidade técnico-científica e desta com os serviços de saúde, organizações governamentais e não governamentais e com a sociedade civil.

Contando atualmente com 34 associados institucionais (escolas, institutos e departamentos de saúde pública/coletiva e medicina preventiva e social) e mais de 3,5 mil associados individuais (trabalhadores, professores e/ou pesquisadores em saúde), a Abrasco apoia e desenvolve projetos, seminários, oficinas, publicações e realiza os maiores congressos na área de saúde coletiva da América Latina.

 

59 anos da ENSP: evento começa na terça-feira (3/9)


Seções Relacionadas:
59 anos ENSP Radis

Nenhum comentário para: 59 anos da ENSP: evento começa na terça-feira (3/9)