Busca do site
menu

Ceensp debate organização social do território

ícone facebook
Publicado em:27/08/2013

Classes Sociais, Território e Saúde será o tema da próxima edição do Centro de Estudos da ENSP, na quarta-feira (28/8). A atividade, marcada para às 14 horas, no salão internacional, receberá os palestrantes Armando de Negri, do Instituto de Ensino e Pesquisa – Hcor; Carlos Brandão, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Rural; e José Alcides Figueiredo, da Universidade Federal de Juiz de Fora. O Ceensp, coordenado pelo diretor do Fórum Itaboraí/Fiocruz, Felix J. Rosemberg, ainda terá como debatedores os pesquisadores da ENSP Ary Miranda e Eduardo Stotz. A sessão, aberta ao público, será transmitida pela internet no Portal ENSP.

Confira o currículo dos palestrantes:

Armando De Negri Filho 

É mestre em epidemiologia. É membro do Movimento dos Povos da Saúde, coordenador do Comitê Executivo do Fórum Social Mundial de Saúde, ex-presidente da Sociedade Internacional para a Equidade em Saúde (ISEqH) e ex-coordenador da Associação Latino-Americana de Medicina social (Alames). Responsável pelo Laboratório de Inovação em Planejamento, Gestão, Avaliação e Regulação de Políticas, Sistemas, Redes e Serviços de Saúde, que faz parte do Instituto de Ensino e Pesquisa do HCor - Hospital do Coração.

Carlos Antonio Brandão

Professor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPUR/UFRJ). Bolsista 1 D CNPq. Cientista do Nosso Estado Faperj. Suas atividades de docência, pesquisa e extensão se concentram na área do Planejamento Urbano e Regional. Possui doutorado, livre-docência e é professor titular em economia regional e urbana pela Unicamp. Mestrado em economia pelo Cedeplar/UFMG. Pós-doutorado pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Coordenador do site www.interpretesdobrasil.org. Coordenador do Observatório Celso Furtado para o Desenvolvimento Regional do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. Editor da Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais – Anpur.

José Alcides Figueiredo Santos

Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFJF. Sociólogo, professor associado na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Doutorou-se em sociologia pelo Iuperj, e realizou estágio pós-doutoral na Universidade de Wisconsin-Madison. Escreveu o livro Estrutura de Posições de Classe no Brasil (UFMG/Iuperj, 2002), que ofereceu uma contribuição renovada para os estudos de classe de inspiração marxista na sociologia brasileira. Orienta-se por uma perspectiva sociológica que almeja conjugar orientação teórica consistente e validade das evidências empíricas. Tem artigos sobre as desigualdades de classe social, raça e gênero publicados nos principais periódicos de ciências sociais do país. É bolsista de Produtividade em Pesquisa II do CNPq. Desenvolve um programa de investigação sobre desigualdades sociais no Brasil usando uma tipologia de classes baseada numa abordagem neomarxista.

O Ceensp

O Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) é um importante espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm a Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. O objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia. O Ceensp é um componente estratégico para a formação dos alunos, destinado à circulação de ideias e de diálogo com os diversos setores da saúde pública. Acesse os eventos anteriores aqui.

 

Ceensp debate organização social do território

 


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Ceensp debate organização social do território