Busca do site
menu

Arouca e 25 anos do SUS marcam aniversário da ENSP

ícone facebook
Publicado em:29/08/2013

O ano de 2013 é especial para a saúde pública brasileira. Apesar de marcar os 10 anos da morte do sanitarista Sergio Arouca, é neste ano que o Sistema Único de Saúde completa 25 anos de criação, por meio da promulgação da Constituição Brasileira de 1988. Para lembrar as datas, a Escola Nacional de Saúde Pública promove a Semana Sergio Arouca, comemorando seus 59 anos de existência, com o tema ENSP: pensamento crítico em saúde - A Reforma Sanitária em questão. Durante o evento, que ocorrerá de 3 a 6/9, mesas-redondas discutirão o contexto da 8ª Conferência Nacional de Saúde, a crise atual do SUS e o papel dos movimentos sociais nas políticas de saúde, entre outros assuntos.
 

Arouca e 25 anos do SUS marcam aniversário da ENSP

O evento também terá rodas de conversas com alunos, que debaterão questões como violência e racismo e as últimas medidas do governo diante da crise na saúde. Uma exposição fotográfica com registros de importantes momentos da luta pela saúde daquele período histórico é outra atividade da semana. No último dia, será realizada a tradicional formatura dos alunos do mestrado e doutorado da Escola.

ENSP 59 anos

Os desafios apresentados, hoje, para os avanços necessários da Reforma Sanitária – diante da crise internacional, da turbulência dos movimentos sociais e das investidas das forças que defendem os interesses privados no interior do SUS, que nada têm a ver com o bem-estar da população – exigem que a Escola reafirme seu papel histórico. Esse papel a insere nos esforços para a consolidação de um sistema de saúde de caráter público, universal, integral e humanizado. Portanto, durante quatro dias, serão lembradas, em conjunto, estas três datas: o 59º aniversário da ENSP, os 25 anos da Constituição e os 10 anos sem Arouca.

No dia 3/9 (terça-feira), abertura da semana, será apresentado o vídeo O pensamento crítico de Sergio Arouca, seguido de homenagens ao Centro Brasileiro de Estudos de Saúde (Cebes) e à Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), além da inauguração da exposição fotográfica com registros históricos da 8ª Conferência Nacional de Saúde e da Constituinte de 1988. Na parte da tarde, haverá a mesa-redonda: A 8ª Conferência Nacional de Saúde e o SUS: a Reforma Sanitária acabou?.

Já na quarta-feira (4/9), duas mesas-redondas integram a semana de atividades: Para onde vai o SUS? e Os movimentos sociais participam das políticas de saúde?. No dia 5/9 (quinta-feira), é a vez das rodas de conversa com os temas: serviço civil obrigatório na saúde e violência e racismo. Encerrando a semana, na sexta-feira (6/9), ocorrerá a tradicional formatura dos alunos do mestrado e doutorado da Escola.

A programação completa, com horários, participantes convidados e locais onde ocorrerão as atividades podem ser conferidas no site especial dos 59 anos da ENSP em www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/59anos/. A Fiotec está apoiando a organização das atividades.

O site conta ainda com seções muito especiais: um histórico sobre a Reforma Sanitária brasileira, os 10 anos sem Sergio Arouca, frases e pensamentos do sanitarista, e depoimentos recentes de colegas e profissionais que trabalharam e viveram com Arouca.

Confira e participe da Semana Sergio Arouca!
 

 

Arouca e 25 anos do SUS marcam aniversário da ENSP


Seções Relacionadas:
59 anos ENSP

Nenhum comentário para: Arouca e 25 anos do SUS marcam aniversário da ENSP