Busca do site
menu

Manguinhos recebe ações de promoção da saúde

ícone facebook
Publicado em:14/08/2013

* Joyce Enzler

Manguinhos recebe ações de promoção da saúdeO evento Saúde com A-Gente em Manguinhos, promovido pela Justiça Comunitária em parceria com a Prefeitura/Pró-Moradia, com apoio da Clínica da Família Victor Valla (CFVV), o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) e o Centro Comunitário de Defesa da Cidadania (CCDC), foi realizado na comunidade de Varginha, na região de Manguinhos. Além da conversa com profissionais de saúde sobre câncer bucal e tabagismo, houve uma aula de culinária saudável e sustentável com as residentes Camila Coelho Marques, Elaine Kotani Shimizu e Melissa Vargas, da Residência Multiprofissional da ENSP/Fiocruz, lotadas na CFVV.

O objetivo da atividade, ocorrida no fim de julho, foi desenvolver ações preventivas e educativas em saúde para a comunidade e disponibilizar informações sanitárias que visem à qualidade de vida das famílias e à diminuição dos impactos. Prevenção também passa pelo estímulo recebido pelo usuário para que ele possa conhecer o seu corpo e cuidar dele. Quando isso ocorre, o usuário acaba ajudando o profissional de saúde na identificação precoce de doenças. Promover a saúde pode implicar, se necessário, a mudança de padrões de comportamento, dieta e higiene, e a intervenção de hábitos que fazem parte da cultura.

A educadora física Ana Claudia Silva levou suas alunas da Academia Carioca, da CFVV, para o evento e disse que sempre organiza aulas além das atividades esportivas, como visitas a museus, artesanato, horta e dança. “Nossas alunas são, em sua maioria, da terceira idade e, às vezes, precisam de algo a mais que uma ginástica. Muitas moram sozinhas e sentem solidão, então vêm para a Academia Carioca e fazem ginástica por causa de problemas de hipertensão, diabetes, mas também voltam nos outros dias e horários para aprender artesanato, dança e ajudar na nossa horta, que foi plantada por elas”, contou Ana Claudia.

A agente comunitária de saúde Deise Ottoni dos Santos, da CFVV, falou sobre os males do tabagismo. “Na Clínica da Família Victor Valla, tratamos também a família do fumante, pois até o bicho de estimação sofre com o cigarro”, disse. Deise falou também que é difícil parar de fumar, mas que é possível quando o objetivo é maior do que qualquer coisa. “As dependências psicológica e mental são os grandes obstáculos para quem deseja parar de fumar. Então, a primeira atitude é mudar o estilo de vida”, comentou Deise.

A dentista da CFVV Francine Ramos orientou como fazer o autoexame e prevenir doenças da boca como cárie, gengivite e câncer. “Mas sem pânico. Nem toda ferida, mesmo que demore 15 dias, é câncer, mas é sempre bom ir logo ao dentista e tirar todas as dúvidas e preocupações”, disse. Francine mostrou como o usuário pode detectar possíveis alterações na língua. “A cor da língua sadia é rosa, não é vermelha. A cor avermelhada da língua pode ser um sinal de deficiência vitamínica”, disse. Os auxiliares de serviço bucal do CSEGSF Simone Motta e Marcio Martins Cosentino distribuíram kits odontológicos e fizeram demonstrações de como manter dentes e gengivas saudáveis com uma escovação apropriada.

As alunas de Ana Claudia, da Academia Carioca, disseram que esse tipo de atividade é sempre importante. “Aprendi muita coisa hoje. Minha tia teve câncer na boca e morreu, pensava que a ferida era coisa à toa. É bom aprender para se prevenir”, disse Leolina da Rosa Silva, de 61 anos. “Achei ótima a palestra! Elas falam muito bem e explicam direitinho. Tem palestra que a gente vai e não entende nada, só falam palavras difíceis. Gostei principalmente quando falaram de tuberculose. Tem muita gente na comunidade com tuberculose e esconde a doença com vergonha. Quando chega a procurar um médico, já é tarde”, falou Sonia de Oliveira, de 55 anos.

O evento terminou com uma aula de culinária saudável e sustentável com Melissa, Camila e Elaine. Elas mostraram que o aproveitamento integral dos alimentos pode trazer inúmeras vantagens: contribuir com a redução do volume de lixo orgânico e com o meio ambiente; melhorar a qualidade nutricional das refeições e reduzir os custos e o desperdício. Folhas, cascas e talos de legumes e verduras, e cascas de frutas podem fazer parte de pratos saborosos e nutritivos. As alunas da Academia Carioca se dividiram em dois grupos. O primeiro fez um suco de couve com maracujá e o outro uma torta diferente de legumes. Tudo estava delicioso e saudável. Além das alunas, profissionais de saúde e funcionários do CCDC aprovaram as futuras chefs da Clínica da Família Victor Valla.

(*Joyce Enzler é jornalista do Teias/Fiocruz)


Seções Relacionadas:
Assistência Projetos Sociais

Nenhum comentário para: Manguinhos recebe ações de promoção da saúde