Busca do site
menu

Hélio Fraga inicia especialização em Pneumologia Sanitária

ícone facebook
Publicado em:02/08/2013

Irlan Peçanha

Hélio Fraga inicia especialização em Pneumologia SanitáriaNa quinta-feira (1º/8), ocorreu a aula inaugural do curso de especialização em Pneumologia Sanitária, no Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF). Promovido em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), o curso pretende capacitar profissionais de saúde de nível superior que atuam na área de pneumologia sanitária, em especial aqueles que trabalham com a tuberculose.

A atividade começou pela manhã, com a realização de um trabalho de integração entre alunos e a equipe do curso, durante o qual foi apresentado o conteúdo do curso. À tarde, realizou-se a abertura, com a participação do diretor da ENSP, Hermano Castro; o chefe do Hélio Fraga, Miguel Aiub; a coordenadora Estadual do Programa Nacional de Controle da Tuberculose (PNCT/RJ), Ana Alice Bevilacqua; a gerente do PNCT do município do Rio de Janeiro, Elisabete Soares; o coordenador nacional do PNCT, Draurio Barreira; a chefe do Laboratório de Bacteriologia do CRPHF, Fatima Fandinho; o chefe de Pesquisa e Ensino do CRPHF, Jesus Ramos; e o chefe de Ensino do CRPHF, Otávio Porto.

Na ocasião, o diretor da ENSP, Hermano Castro, enfatizou a importância do referido curso na sua trajetória profissional, apontou vários projetos de pesquisa em andamento na Escola e convidou os alunos para conhecer a Fiocruz.

Dando início à palestra, o coordenador do PNCT, Draurio Barreira, abordou toda estrutura do programa e da vigilância da tuberculose no Brasil.

O curso é composto de três momentos: presencial (1º/8 a 6/9); no local de trabalho dos alunos (9/9 a 4/10); e a elaboração da monografia (4/10 a 5/12). Possui carga horária total de 500 horas, sendo ministrado de segunda a sexta-feira, em horário integral, no CRPHF/ENSP.


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Hélio Fraga inicia especialização em Pneumologia Sanitária