Busca do site
menu

Professor colaborador da ENSP ganha prêmio

ícone facebook
Publicado em:23/07/2013
Professor colaborador da ENSP ganha prêmioO professor colaborador do mestrado profissional em Desenvolvimento e Políticas Públicas da ENSP José Eustáquio Ribeiro Filho, técnico do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, foi o vencedor do Prêmio Ruy Miller Paiva, concedido pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober). O artigo premiado, cujo título é "Mudança tecnológica na agricultura: uma revisão crítica da literatura e o papel das economias de aprendizado", escrito em parceira com José Maria da Silveira, professor da Unicamp, foi publicado no volume n.º 50 (out./dez. 2012) da Revista de Economia e Sociologia Rural
 
No artigo, os autores fazem uma revisão crítica da literatura sobre a mudança tecnológica na agricultura e uma breve descrição da abordagem alternativa do crescimento agrícola. Segundo eles, a compreensão do setor agrícola deve identificar que nem todo o desenvolvimento tecnológico e a geração de novos conhecimentos estão cristalizados nos insumos produtivos. A agricultura não funciona por meio de agentes receptores passivos de tecnologias.

Para os autores, o processo de inovação na agricultura é estruturado dentro de complexos arranjos produtivos e de instituições (públicas e privadas) promotoras do conhecimento. Os investimentos e as atividades de experimentação são exercidos dentro da unidade produtiva, gerando maior estoque de conhecimento e ampla capacidade de absorção, além de estimular a apropriação privada dos ganhos produtivos.
 
(Foto: Cofecon)

Seções Relacionadas:
Prêmios

Nenhum comentário para: Professor colaborador da ENSP ganha prêmio