Busca do site
menu

Programa de pós em Bioética inicia novas turmas na segunda-feira (5/8)

ícone facebook
Publicado em:22/07/2013

Para iniciar sua quarta turma de mestrado e doutorado, o Programa de Pós-Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva (PPGBIOS), desenvolvido pela ENSP em associação ampla com a UFRJ, UFF e Uerj, realizará aula inaugural no dia 5/8, às 9h30, no auditório térreo da ENSP. O tema deste ano, Controle social e pesquisa científica no Brasil, será apresentado pelo coordenador da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), Jorge Venâncio. Na ocasião, também ocorrerá a transmissão de cargo do PPGBIOS. Hoje, a coordenação-geral do programa está sob a responsabilidade de Marisa Palacios, da UFRJ. Com a transmissão, o cargo passará para o pesquisador da ENSP Sergio Rego.

O programa conta com cerca de 80 alunos, entre eles os já formados, os novos e os que estão em curso no mestrado e no doutorado. Para Sergio, a troca de coordenação é um marco e uma inovação. "Ela é uma forma diferente de organização para um programa de pós que também é bastante complexo e complicado. Não temos dúvida de que esta é a forma ideal para todos, pois nos permite a produção em rede, cooperativa. Assim, os quatro pesos da produção do conhecimento – ENSP/Fiocruz, UFF, UFRJ e Uerj – se associam em prol da bioética", disse ele.  

 
A articulação entre as instituições, lembrou Sergio, "é fruto do comprometimento das instituições e do apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a área de saúde coletiva. A transferência de coordenação também marcará uma nova etapa nessa produção, que é simbólica e politicamente muito relevante para todos nós. Ela só foi possível por conta do apoio da Vice-Direção de Pós-Graduação da ENSP e do diretor da Escola, Hermano Castro. Mas é muito importante ressaltar que todo o movimento nasceu na gestão anterior, com Antônio Ivo de Carvalho e Maria Helena Mendonça, que apoiaram, de maneira entusiasta e irrestrita, todo o processo de elaboração e implementação do PPGBIOS". 
 
Sergio comentou ainda que a coordenação adjunta do PPGBIOS, que, até agora, cabia à ENSP, passará para a UFF, sob a responsabilidade do professor Carlos Dimas Martins de Ribeiro.
 
Na parte da tarte do encontro, que será fechada, ocorrerá uma conversa entre os integrantes dos Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) de todo o Brasil e Jorge Venâncio. Na ocasião, eles terão oportunidade de tirar dúvidas, fazer esclarecimentos, debater assuntos em voga e fazer reclamações, pois, de acordo com Sergio, o que todos desejam é um sistema que funcione bem e de forma que respeite todas as normas e princípios. 
 
Programa de pós em Bioética inicia novas turmas na segunda-feira (5/8)

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Programa de pós em Bioética inicia novas turmas na segunda-feira (5/8)