Busca do site
menu

ENSP amplia parceria e traça planos para o Comperj

ícone facebook
Publicado em:19/07/2013
 
ENSP amplia parceria e traça planos para o ComperjO grupo responsável pelo Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) se reuniu, de 1º a 4/7, na cidade de Tiradentes, em Minas Gerais, para discutir as ações e os desafios do projeto que acaba de ser renovado com a Petrobras por mais 24 meses. O seminário, conduzido pelo coordenador-geral do plano, Luciano Toledo, pelo coordenador técnico, Paulo Sabroza, e pela coordenadora de gestão técnico-administrativa, Maria Lana, todos pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP), traçou estratégias para manter o componente ensino como uma das prioridades do conjunto de atividades e contribuir para a consolidação da linha de pesquisa Vigilância e Monitoramento das Condições de Vida e Saúde nas Áreas de Influência de Grandes Empreendimentos.
 
A atuação da ENSP no Comperj está voltada para o acompanhamento dos agravos entendidos como sensíveis à população, entre os quais as transformações socioambientais, o aumento da violência, os acidentes de transporte, a ocupação dos espaços urbanos, o consumo de drogas e as consequências que um grande projeto de desenvolvimento pode trazer para a região. As ações do plano também incluem análise da transição demográfica e epidemiológica, dos determinantes das condições de vida e saúde presentes nos grupos sociais mais vulneráveis e dos componentes incapacidade para o trabalho e sofrimento.
 
“A grande abrangência do projeto resultou em um programa de desenvolvimento científico da Fundação no entorno do Comperj, com atuação nas áreas de cooperação, ensino, desenvolvimento e inovação tecnológica em saúde”, explicou Luciano Toledo.
 
O seminário teve duas etapas. Na primeira, ocorrida nos dias 1º e 2/7, foram discutidas as ações para o biênio 2013/2014. As definições dessa primeira atividade visam à criação de uma linha de pesquisa na ENSP sobre o monitoramento de grandes empreendimentos, um plano de divulgação das atividades da Escola no Comperj, em 2011 e 2012, e das defesas da primeira turma do mestrado profissional de Vigilância em Saúde da Região Leste do Estado do Rio de Janeiro. “O protagonismo assumido pela Fiocruz ao monitorar a situação de vida e saúde na implantação de grandes empreendimentos deve se tornar uma tendência nacional, com a criação da linha de pesquisa Vigilância e Monitoramento das Condições de Vida e Saúde nas Áreas de Influência de Grandes Empreendimentos”, afirmou Toledo.

ENSP amplia parceria e traça planos para o Comperj
 
Oficina de artigos para composição do livro
 
Os coordenadores também ressaltaram a importância de ampliar as estratégias de comunicação das atividades do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos (LabMep), mais uma iniciativa do programa para acompanhar os agravos considerados sensíveis à população, tendo em vista o que um grande projeto de desenvolvimento como o Comperj pode trazer para a região. Outra pauta discutida foi a criação da página eletrônica do Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Comperj.
 
Além dos coordenadores do programa, participaram as pesquisadoras Edinilsa Ramos de Souza, do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde (Claves/ENSP); Denise Barros, do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (ENSP); Lúcia Abelha, do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ; Nildimar Honório e Martha Suarez Mutis, do Instituto Oswaldo Cruz; e Jefferson Caldas, mestrando em Saúde Pública da ENSP. Também estiveram presentes Alba Valeria de Lima Mendes, Ricardo Carvalhal de Moura Jr. e Arlindo Machado de Azevedo, no apoio técnico-administrativo, e o cartunista Mayrink, designer e ilustrador dos Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental.
 
A segunda etapa do seminário reuniu, além dos coordenadores do plano, os alunos dos programas de pós-graduação da ENSP Jefferson Caldas, Alexandre San Pedro, Raquel Torres e Eliane Luz, o jornalista da ENSP Filipe Leonel e o professor Gil Sevalho. Na segunda fase, pesquisadores e alunos apresentaram os resultados preliminares dos artigos que integrarão a primeira edição do livro. 
 
Os temas abordados foram: Problemática sociossanitária no entorno de empreendimentos de grande interesse nacional; Divulgação das ações do Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Comperj no Portal ENSP; Território e uso do solo; Dinâmica populacional; Aspectos históricos da região; Indicadores sociais; Movimentos sociais; Transição epidemiológica na região do monitoramento do Comperj; Padrões de morbimortalidade; e Questões teóricas e metodológicas sobre violências.

ENSP amplia parceria e traça planos para o Comperj

Fotos: Ricardo Carvalhal de Moura Jr


Nenhum comentário para: ENSP amplia parceria e traça planos para o Comperj