Busca do site
menu

Capes comemora 62 anos e lança Prêmio Anísio Teixeira

ícone facebook
Publicado em:19/07/2013
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) realizou, na tarde desta quarta-feira (17/7), cerimônia em comemoração aos seus 62 anos, completados no dia 11/7. O evento, ocorrido no edifício-sede da agência, em Brasília, foi marcado pela primeira edição do Prêmio Anísio Teixeira da Educação Básica, que homenageou o patrono da educação brasileira, Paulo Freire.
 
O aniversário de 62 anos da Capes ocorre no momento em que o número de bolsistas dos programas da educação básica oferecidos pela Coordenação alcançou o de pós-graduação no Brasil e exterior. Em 2012, foram concedidas 230.120 bolsas pela agência, das quais 113.169 eram de pós-graduação e exterior, e 116.951, bolsas para a Educação Básica.
 
O número mostra o compromisso da Capes com esse novo desafio. Durante mais de 50 anos, a agência se dedicou à evolução da pós-graduação e, desde 2007, passou a se dedicar à formação de professores da educação básica. Essa tarefa fez a Capes desempenhar o papel previsto pelo seu principal idealizador, o educador Anísio Teixeira: trabalhar pela qualidade da educação desde o nível básico até a pós-graduação.
 
Como parte da cerimônia, foi realizada a primeira edição do Prêmio Anísio Teixeira de Educação Básica. A premiação será concedida, a cada cinco anos, a personalidades brasileiras que tenham contribuições relevantes e sistemáticas para o desenvolvimento da educação básica, para o aperfeiçoamento de ações dirigidas a esse nível de ensino ou para as atividades de melhoria da qualidade da formação de professores.
 

Fonte: Capes
Seções Relacionadas:
Prêmios

Nenhum comentário para: Capes comemora 62 anos e lança Prêmio Anísio Teixeira