Busca do site
menu

Mostra Cultural de Manguinhos ocorre no próximo sábado (20/7)

ícone facebook
Publicado em:18/07/2013

* Joyce Enzler

Mostra Cultural de Manguinhos ocorre no próximo sábado (20/7)Se você mora ou trabalha no território e ainda não conhece as diversas expressões artísticas de Manguinhos, está convocado para a Mostra Cultural de Manguinhos neste sábado, 20 de julho, a partir das 13 horas, na Biblioteca Parque. Agora, se você já conhece Rap, Funk, Samba, Poesia, Teatro do território, mais um motivo para ir porque já sabe que é bom e de graça. Realizado pelo Projeto Cais, do Icict e da Coordenadoria de Cooperação Social da Presidência da Fiocruz, em parceria com o Coletivo de Integração dos Artistas da Grande Benfica (Ciab) e o Ecomuseu de Manguinhos, e com o apoio institucional do Teias/CSEGSF/ENSP/Fiocruz, do Conselho Comunitário de Manguinhos e da Biblioteca Parque de Manguinhos, o evento tentou agregar o máximo possível de artistas que atuam no território. Mas para quem não conseguiu se articular no prazo, aguarde a próxima edição.

Num tempo cada vez mais individualista e capitalista em que se estimula a competição a cada minuto, representantes de Iniciativas da Fiocruz e do território se juntaram para promover o Panorama Manguinhos e o Pic Nic Literário. O grupo se uniu por causa das afinidades intelectuais, da maneira de trabalhar e de se organizar, provando que ainda há como atuar em rede com harmonia, sem disputas de egos e espaços. O grupo uniu as forças, mas pouco se fez porque se sabe que ações culturais, políticas, sociais importantes precisam de articulação e apoio, então nada melhor que formar uma rede. E essa rede está de volta na Mostra Cultural de Manguinhos. Foram dois meses de conversas, pesquisa no território e mapeamento desses artistas. Mesmo nesse período curto, muitos moradores e/ou trabalhadores que cantam, dançam, atuam, escrevem, fotografam fizeram contato com a produção do evento. De antemão, saímos com uma certeza: a de que um dia é pouco.

Muitas pessoas têm ido para rua ultimamente para protestar, reclamar, tentar mudar, mas essa postura não é nova para quem aprendeu a resistir na favela, embaixo de muita agressão e opressão. A favela sempre deu seu jeito de se unir, de protestar e, nas horas de lazer, exercitar sua Arte. Ela sempre foi o reduto, nos centros urbanos, do Samba, do Jongo, da Folia de Reis, das religiões de matriz africana, das benzedeiras e, agora, do Funk. Pesquisar sobre essa cultura, não é somente tornar visível o lado artístico de Manguinhos, mas reavivar o que pode ser extinto por um modelo de cidade que está em jogo, em que os mais pobres serão expulsos para bem longe e toda essa memória poderá se perder. E não somente em Manguinhos.

Conheça um pouco da história do Jongo da Serrinha clicando aqui.

Serviço
Mostra Cultural de Manguinhos
Dia e horário: 20/6, das 13 às 21 horas
Entrada: Franca
Local: Biblioteca Parque de Manguinhos - Av. Dom Helder Câmara, 1.184.

Artistas e atividades da Mostra:

Academia Carioca
Alexsander Leon
B2C
Banda Pop Urbano
BKM
Cia. Manguinhos em Cena
Douglas Monra
Ecomuseu
Gabriel Natan
José Roberto
Justiça Comunitária em Poesia
Ladie´s Gang
Leandro Partideiro
Maya Black
Música na Calçada
Norminha
Oficina Portinari
Ponto Solidário de Manguinhos
Robson Viana
Samba de Benfica
Sarau Poético de Manguinhos
Território em Transe
Varal Fotográfico CIAB
Varal Poético Ivete com Vida

* Joyce Enzler é jornalista do Teias/Fiocruz


Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Mostra Cultural de Manguinhos ocorre no próximo sábado (20/7)