Busca do site
menu

ENSP perde o pesquisador Odir Clécio

ícone facebook
Publicado em:15/07/2013

ENSP perde o pesquisador Odir ClécioA ENSP comunica o falecimento do pesquisador Odir Clécio da Cruz Roque, ocorrido no último domingo (14/7). O enterro aconteceu nesta segunda-feira (15/7), no Cemitério Parque Jardim da Saudade. Odir era engenheiro químico, professor e pesquisador, desde 1973, da área de engenharia sanitária e ambiental em cursos de pós-graduação da ENSP e de graduação e pós da Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), tendo participado da formação de centenas de engenheiros. Em pesquisa, desenvolveu processos de tratamento de esgotos e conquistou a primeira patente internacional da Fiocruz em engenharia sanitária. Atuava como consultor ad hoc para o CNPq e a revista Ciência e Saúde Coletiva. Foi membro do comitê científico da Funasa e da Revista de Engenharia Sanitária e Ambiental da Abes.

Odir também foi diretor da ENSP de janeiro a julho de 2001, durante a transição de cargo entre os diretores Paulo Buss e Jorge Bermudez, e chefe do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental (DSSA) da Escola. Contribuiu com diversos projetos para a área ambiental, entre os quais se destacam os processos de tratamento de esgotos, com trabalhos de apoio às prefeituras e transferência de tecnologias em processos de tratamento. Durante sua trajetória profissional, buscou processos e projetos de baixo custo em tratamento de esgotos, redes e operação, colaborando para a melhoria da qualidade de vida da população de vários municípios, por meio da ampliação da cobertura de saneamento básico e ambiental, com reflexos positivos na saúde pública.

O pesquisador recebeu vários prêmios ao longo de sua brilhante trajetória. O último foi o Prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos, no início deste ano, instituído pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ). Em 2010, foi agraciado com o Prêmio Crea-RJ de Meio Ambiente, que ele considerava muito relevante, pois é a mais valiosa distinção do Conselho nessa área.

Odir graduou-se em engenharia química na UFRRJ, em 1969, obteve especialização em Engenharia em Saúde Pública, em 1971, pela Fiocruz, e, em 1997, recebeu o título de doutor em Saúde Pública pela ENSP/Fiocruz.

Depoimentos de profissionais e colegas da ENSP/Fiocruz:

Hermano Castro - diretor da ENSP

"Quero exaltar a pessoa humana, correta, que Odir representava para esta Escola. Tive o prazer de conviver com ele em nosso Conselho Deliberativo, na época em que chefiou o DSSA. Odir sempre se apresentou de maneira ética e cordial durante os debates que apontavam os rumos da ENSP. Merecidamente, foi conduzido à Direção da Escola por unanimidade do nosso CD e apoio dos trabalhadores desta instituição. Como excelente gestor, em pouco tempo expressou firmeza e mostrou toda sua habilidade e competência em mais um desafio. Odir nunca deixou de lado sua veia de sanitarista, pesquisador e professor, reconhecido por seus projetos sempre voltados em atender à população com novas tecnologias, no campo sanitário, no sentido da promoção da saúde. Premiado várias vezes por seus trabalhos inéditos no campo da saúde pública, agora só nos resta agradecer-lhe por toda sua dedicação. Nossa eterna gratidão por ter compartilhado conosco sua alegria ao longo desses anos."

Jorge Bermudez - vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz

"Tive o privilégio de conviver com Odir durante muitos anos e em diversas oportunidades. Assim, é fácil testemunhar o que ele representou como profissional, cidadão, engenheiro e professor. Dotado de enorme sensibilidade e compromisso institucional, Odir sempre foi respeitado por seus colegas e amigos, admirado em outras instituições. Professor exemplar, sua capacidade de trabalho e liderança, sempre afável e com gestos calmos, sempre cativou todos aqueles que, em algum momento, compartilharam de momentos ao seu lado. Também tive a honra de receber a direção da ENSP após seu período de interinidade e conheci sua responsabilidade e seriedade, enfrentando os desafios e encaminhando sempre as melhores propostas de soluções. Sua partida precoce certamente representa uma perda para sua família, amigos, colegas e, também, para a ENSP, a Fiocruz e o país. Mas sua contribuição ficará para sempre."

Paulo Barrocas  chefe do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental da ENSP

"Odir era um pensador sênior, um decano do departamento. Ele nos apontava a direção, sempre buscava o consenso. Era também um grande professor, que gostava da aula, de estar com os alunos."

Antônio Ivo de Carvalho  ex-diretor da ENSP e pesquisador da Escola

"Odir sempre foi um grande pesquisador e professor muito querido em toda a nossa Escola. Sua perda é inestimável, pois sua dedicação às pesquisas na área do saneamento sempre foi ímpar. Além de tudo, ele foi fundamental para a construção da saúde pública brasileira."

Lígia Giovanella – pesquisadora da ENSP

"Odir foi um companheiro de trabalho afetuoso, dedicado, aberto ao diálogo e à cooperação, além da reconhecida competência e qualidade de seu trabalho. É uma perda para todos nós da ENSP. Somos solidários com sua família na dor pela ausência de Odir."

Célia Almeida – pesquisadora da ENSP

"Também tive o privilégio de conviver com Odir mais de perto, quando foi diretor da ENSP no período da transição Paulo Buss/Jorge Bermudez. Mas frequentemente me encontrava com ele pelos corredores, no elevador. Seu sorriso e cordialidade eram permanentes. Descanse em paz, companheiro!"

Maria Helena Machado – pesquisadora da ENSP

"Conhecer Odir no cotidiano na ENSP me permitiu conhecer uma pessoa especial. Quando fomos colegas de chefia de departamento à época e, posteriormente, na coordenação da pós-graduação, pude desfrutar da generosidade, gentileza, companheirismo, paciência, carinho e simplicidade de Odir. Perdemos um amigo querido e um colega de longas datas. Perde a saúde pública brasileira."

Armando da Silva Cruz  Departamento de Ciências Biológicas/ENSP

"Não tive o prazer de ser seu amigo e compartilhar ideias e ideais. Mas sua estrada profissional é pública e, nela, temos o privilégio de caminhar e recolher do seu conhecimento ferramentas que auxiliaram nossas tarefas e missões como servidores de uma instituição de saúde pública. Sua contribuição profissional estará acessível nas redes de comunicação, e sua alma estará dinâmica na ideoplastia das almas afins. Obrigado, professor, por ter caminhado entre nós."

Rosália Maria de Oliveira  Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental/ENSP

"Colega e amigo que foi, de competência inquestionável na saúde pública, sua área de atuação, dedicado e impecável na arte de ensinar e na convivência elegante com seus pares e alunos, deixou um espaço difícil de ser preenchido."

Vinicius Santos Soares  Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental/ENSP

"Pessoa conciliadora e sábia, fará falta por tudo que realizou."

Deixe seu depoimento em homenagem ao professor Odir Clécio.


Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

ENSP perde o pesquisador Odir Clécio

6 comentários
VINICIUS SANTOS SOARES
17/07/2013 09:25
Esta nota é uma singela homenagem do amigo e pesquisador Teófilo Monteiro, que por problemas de ordem técnicas não conseguiu se logar ao site da Ensp e dar seu depoimento diretamente: Uma partida muito precoce do Amigo de tantos anos. Puxa ele vai deixar uma saudade imensa, o Odir era o cara que sempre tinha propostas conciliadoras por mais intenso que os ânimos estivessem. Um professor apreciado por décadas por sua dedicação tanto na ENSP quanto na UERJ. Seus alunos, eu também fui um deles, sempre tinham muito interesse por suas aulas e carinho pelo professor. Foi homenageado muitas vezes em muitos cenários. Fomos companheiros de trabalho por décadas vimos crescer os filhos e viajamos juntos para muitos lugares. Tivemos tantas historias que mesmo depois de 10 anos de minha distancia física do Brasil, são muito vivas! Que perda! Descanse em Paz Odir!
CRISTIANE SOUZA DE MELLO
16/07/2013 18:21
Prof. Odir, quanto tempo trabalhamos juntos, quantas risadas, quantas brincadeiras vivenciamos os momentos, Deus o quis perto Dele. Tenho certeza que próximo do nosso Pai Eterno será bem recebido. Vá em Paz Prof. Odir. E DEUS consolará a todos nós com certeza. Foi-se um grande homem, um profissional com todas as letras maiúsculas que trabalhou e se dedicou durante anos da sua vida para o engrandecimento do Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental/ENSP/Fiocruz. Que descanse em paz.
ELIZABETH ARTMANN
16/07/2013 14:52
Convivi mais com o Odir quando estive na coordenação da pós-graduação. Ele era uma pessoa com quem se podia contar. Sua ausência será uma grande perda para nós, para a ENSP e a Saúde Púlbica Brasileira. Suas contribuições ficam. E fica o orgulho de ter convivido com uma pessoa especial e a saudade. Elizabeth Artmann - pesquisadora do DAPS
CLEMENTINA DOS SANTOS FELTMANN
15/07/2013 20:54
Odir, Mestre, e que Mestre! podia dar aula sem precisar de equipamentos, com eles então... Sua fala doce, calma, seu desejo de que assimilássemos o conhecimento que transmitia, sua cobrança simples, onde podíamos mostrar que o objetivo foi conquistado! Simples e com a humildade daquele que vê a possibilidade de aprender algo novo, quando se coloca como participante de um seminário. Pesquisador de renome, amigo, certamente uma grande perda para nosso Departamento. Saudades... Tina - Departamento de Saneamento e Saúde Ambiental
EDUARDO S. PONCE MARANHÃO
15/07/2013 17:41
Perdemos um grande colega e amigo ! Odir, sempre gentil ,sempre agradável ! Todos gostávamos dele !
PEDRO CESAR TEIXEIRA SILVA
15/07/2013 17:24
Um dia a maioria de nós irá se separar. Sentiremos falta das conversas, dos tantos risos e momentos que compartilhamos... Fiquei pensando nisso, quando li a mensagem sobre a partida do nosso querido amigo Odir Clécio. Me dei conta que não foi possível me despedir e isso foi muito triste. Mas, se houvesse uma despedida talvez fosse mais triste ainda, talvez tenha sido melhor assim. Creio que será permitido guardar essa leve tristeza, e também uma lembrança boa; que não será proibido confessar que o amigo Odir fará muita falta e poderemos dizer também que essa separação ao mesmo tempo nos traz um inexplicável sentimento indefinível, um silêncio... Acho que é saudade! Pedro Teixeira Departamento de Ciências Biológicas