Busca do site
menu

Pesquisador da ENSP fala dos Determinantes Sociais da Saúde

ícone facebook
Publicado em:12/07/2013
O diretor do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre Determinantes Sociais da Saúde (Cepi/DSS) da ENSP, Alberto Pellegrini, fala dos determinantes sociais da saúde para o Programa de Educação popular com foco nos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e nos Agentes de Vigilância Sanitária (AVS). 
 


Em sua fala, Pellegrini detalha que as condições de saúde estão divididas em dois grandes grupos de determinantes. “O primeiro está relacionado à herança genética e idade das pessoas. O outro grupo se refere aos determinantes sociais. As condições de vida e trabalho relacionadas com as condições de saúde das pessoas”, apontou ele.

No vídeo, ele defende a importância da intersetorialidade, participação social e informação para os DSS. Ainda de acordo com o pesquisador, a intersetorialidade é um esforço conjunto do governo para combater as diferenças injustas que podem ser evitadas. Já a participação social é relevante na medida em que permite às pessoas participarem das novas políticas, lutarem pelos seus direitos e darem apoio às políticas que buscam mudar as condições de vida, redistribuir recursos e poder em nosso país.

No que diz respeito à informação, Pellegrini alega que todos os cidadão devem saber o que está acontecendo no dia a dia da população. De acordo com ele, existem Sistemas de Informação, mas, muitas vezes, eles não dizem claramente o que as pessoas estão vivendo ou precisando. Para tanto, os Agentes Comunitários são fundamentais, pois são os veículos para termos esse tipo de informação. Portanto, afirmou Pellegrini, esses são os três pilares essenciais para agirmos sobre os determinantes sociais.

Este vídeo integra uma série produzida no âmbito do Programa de Educação Popular em Saúde, com foco nos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e nos Agentes de Vigilância Sanitária (AVS).

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Pesquisador da ENSP fala dos Determinantes Sociais da Saúde