Busca do site
menu

Terrapia fecha mais um ciclo: nascem novos educadores

ícone facebook
Publicado em:09/07/2013

O projeto Terrapia da ENSP realizou, no dia 5 de julho, a formatura dos novos seminaristas e educadores que irão repassar seus conhecimentos dos conceitos de uma vida mais saudável e uma culinária mais rica em todos os sentidos. A atividade começou pela manhã com o suco de clorofila feito em grupo e distribuído entre todos os presentes. Logo depois, houve a entrega dos certificados, momento de emoção para os que irão para bem longe redistribuir todo o aprendizado que obtiveram no curso.
 

Terrapia fecha mais um ciclo: nascem novos educadores


Além dos cariocas, fizeram parte da equipe Ariana Morales de Costa Rica e Leandro Brazuna, de Florianópolis. Leandro morou um ano no Rio de Janeiro somente para fazer esse curso e, agora, retorna ao seu estado levando sementes e novos conhecimentos.

A fundadora do projeto, a médica Maria Luiza Branco, leu um texto sobre os males causados aos telespectadores que ficam estáticos muitas horas diante da televisão e contou um pouco da visão de mundo do Terrapia: a escola viva, o encontro ao ar livre, integrado à natureza, uma volta à forma oral, com aulas sem power point e, principalmente, sem ar-condicionado. E ninguém reclama do calor à sombra das árvores. Cynthia Braz, presidente da Associação Terrapia, desejou que os formandos germinem muitas sementes pelo Brasil e pelo mundo, e falou desse espaço como referência da alimentação viva, que promove um novo olhar sobre o próprio corpo como ecossistema e meio de participação na preservação ambiental.

A chefe do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP), Emilia Correia, reafirmou o compromisso de apoiar a associação Terrapia e disse que, em sua nova missão como coordenadora do Teias, irá ampliar o escopo de ações por todo o território de Manguinhos. Emilia foi uma das juradas do banquete com alimentação viva e teve a difícil missão de provar vários pratos e sobremesas. A ganhadora do prato mais saboroso foi Jurema Cascon com o seu 'Doce Surpresa'.

Ao final do evento, os participantes dançaram e provaram os alimentos vivos servidos: lasanha de berinjela, pastas com aipim desidratado, tortas de morango, tangerina, banana. Tudo sem cozimento, porque o que alimenta é a energia vital que existe em cada semente. *Tembiu porã, aguijeveté!

Os próximos cursos terão início em agosto. Além dos seminários e do Curso de Educadores, os interessados podem participar das Oficinas de Alimento Vivo às segundas e às sextas-feiras. Acompanhe todas as atividades na página do Terrapia e veja, abaixo, o vídeo sobre alimento vivo.

*(Tradução do guarani: Alimento bonito, obrigado!)

Projeto Terrapia - Alimentação Viva na Promoção da Saúde e Ambiente
Telefone: (21) 2598-2659 (segunda à sexta-feira)
E-mail: terrapia@ensp.fiocruz.br

(Joyce Enzler, jornalista do Teias-Escola Manguinhos)

 


Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Terrapia fecha mais um ciclo: nascem novos educadores