Busca do site
menu

Conselho do CSEGSF elege novos representantes

ícone facebook
Publicado em:08/07/2013

Conselho do CSEGSF elege novos representantesO Conselho Gestor do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria da ENSP elegeu novos membros representantes dos usuários. Os segmentos votados foram Mulheres; Negros; Doenças Crônicas; e Juventude. O Conselho Gestor é constituído de três representações: gestão, trabalhadores do CSEGSF/ENSP e usuários. Seu objetivo é criar uma instância coletiva de deliberação para o controle social de sua política de saúde. A iniciativa visa garantir a participação das comunidades de trabalhadores, gestores e moradores de Manguinhos na formulação de propostas, avaliação de processos de gestão e o uso de recursos. Será um conselho deliberativo com poder de decisão.

A eleição dos representantes dos usuários no Conselho Gestor ocorreu no início do mês de julho, com a participação de moradores de diversas localidades de Manguinhos, representantes da ENSP, como a assessora de Cooperação Social da Escola, Mayalu Mattos, o coordenador do Núcleo de Comunicação e Saúde em Espaços Coletivos do Centro de Saúde, Gilberto Reis, a chefe do CSEGSF e nova gestora do Teias-Escola Manguinhos, Emilia Correia, e, ainda, a aluna de doutorado em Sociologia, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rachel Barros Oliveira, que tem Manguinhos como seu foco de estudo.

Durante a reunião, Gilberto Reis, destacou a importância da mobilização social não apenas na saúde, mas em diferentes áreas. “Temos de ser tratados de forma integral e não ter direito somente à saúde, mas à participação da gestão”, defendeu Gilberto. Emilia Correia ressaltou a atuação do Conselho desde a sua criação, em 2011, e falou dos avanços obtidos até agora. Ela comentou, ainda, que espera a crescente participação dos moradores do território.

A ENSP é representada no Conselho Gestor por meio da Assessoria de Cooperação Social (ACS) e do Centro de Saúde Escola. A ACS tem papel fundamental de promoção da organização e protagonismo sociocomunitário, atuando no território de Manguinhos com a articulação intersetorial dos diversos grupos e atores coletivos. O Centro de Saúde Escola, por sua vez, atua na promoção do enfrentamento das desigualdades sociais e no fomento de políticas públicas intersetoriais.

Os moradores de Manguinhos têm representação de 50% no Conselho Gestor. Para os representantes do Conselho, se faz fundamental instituir uma forma de participação das comunidades que possa garantir a coletivização do processo de gestão participativa, evitando o isolamento representativo dos novos membros. Foram eleitos: Maria de Fatima Ferreira, no segmento Negros; Norma Maria de Souza, em Doenças Crônicas; Maria das Graças Vargas, no segmento Mulheres; e Rafael Oliveira, no segmento Juventude.

* Com informações e fotos de Joyce Enzler, jornalista do Teias-Escola Manguinhos.


Seções Relacionadas:
Projetos Sociais

Nenhum comentário para: Conselho do CSEGSF elege novos representantes