Busca do site
menu

São Paulo sedia fórum brasileiro de saúde mental

ícone facebook
Publicado em:29/07/2013

De 5 a 7 de setembro de 2013, a cidade de São Paulo abrigará o I Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental. O evento é promovido pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), que tem como presidente o pesquisador da ENSP Paulo Amarante e tem por objetivo debater com os diferentes atores sociais as questões referentes aos Direitos Humanos e a Saúde Mental em suas implicações transversais, abordando temas como População de Rua, Política sobre Drogas, Assistência na Reforma Psiquiátrica e Rede de Atenção Psicossocial, Políticas de Encarceramento, Saúde e Violência em relação à Juventude Negra, Cultura, Economia Solidária, Democratização da Comunicação, entre outros. A ENSP é uma das instituições que apoiam o encontro.

São Paulo sedia fórum brasileiro de saúde mentalSegundo Paulo Amarante, “a cidade de São Paulo não foi escolhida de maneira aleatória. O estado possui desde as primeiras mobilizações pela Luta Antimanicomial e pela Reforma Psiquiátrica importantes ações de militância política. O momento atual foi interpretado por muitos como de extrema importância para a realização do I Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental, na capital paulista. Em consequência da questão do crack, São Paulo vive sérios dilemas que podem levar a um retrocesso no modelo de atenção destinado a essa população. Diferentes movimentos sociais estão envolvidos no debate. O fórum servirá para fortalecer e estreitar ainda mais as lutas dos movimentos sociais em defesa dos princípios da Luta Antimanicomial, da Reforma Psiquiátrica, dos Direitos Humanos e do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou.

I Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental

O fórum segue a tradição iniciada com o movimento Madres da Plaza de Mayo, na Argentina, durante um dos Congressos das Madres, que são marcados pelo debate realizado por um grande número de militantes dos movimentos sociais da América Latina. O fórum, surgido em um dos congressos, tem a intenção de promover um diálogo em que as ideias, questões e propostas circulem sem os caminhos específicos de apresentação de trabalhos apenas. No Brasil, o fórum avança na Luta Antimanicomial, iniciada no Brasil em fins da década de 1970 pelo Movimento Nacional de Luta Antimanicomial e pelo Movimento de Reforma Sanitária, após denúncias de violações aos direitos humanos em relação às pessoas internadas em instituições psiquiátricas no Brasil, no ano de 1978.
 

São Paulo sedia fórum brasileiro de saúde mental

Paulo Vannuchi fará conferência de abertura do fórum

O ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi, confirmou sua presença como conferencista de abertura do I Fórum Brasileiro de Direitos Humanos e Saúde Mental. O ex-ministro, que recentemente foi eleito para compor a Comissão Interamericana de Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos, proporcionará aos militantes presentes ao fórum a oportunidade de ouvir e debater temas relevantes de interesses sociais que foram trabalhados durante anos e, a partir da publicação do Plano Nacional de Direitos Humanos 3 (PNDH3), se tornaram política pública.

Mais Informações sobre o evento e a programação completa do fórum estão disponíveis em www.direitoshumanos2013.abrasme.org.br.

(Com informações da Abrasme)


Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: São Paulo sedia fórum brasileiro de saúde mental