Busca do site
menu

Proqualis se associa à Health Foundation

ícone facebook
Publicado em:27/06/2013

O Portal do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis) irá publicar em português conteúdo produzido pelo Centro de Recursos de Segurança do Paciente, da Health Foundation - nona maior instituição beneficente da Inglaterra. A instituição avaliou a tradução desenvolvida pelo Proqualis e concordou com a publicação de seu conteúdo pelo Portal. Entre os materiais previstos estão relatórios, artigos, aulas, vídeos e outros produzidos pela Health Foundation. A ENSP e seus pesquisadores mantêm estreita relação com o Centro Colaborador por meio do desenvolvimento de projetos e linhas de pesquisa. O Portal Proqualis é dividido em duas grandes áreas de publicação: Segurança do paciente e Informação clínica. Nelas, são divulgadas, predominantemente, literatura, metodologias e informações relevantes sobre os temas.


Proqualis se associa à Health Foundation

A decisão da Health Foundation foi firmada durante visita feita à instituição da coordenadora-geral do Proqualis e pesquisadora do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), Claudia Travassos, cujo objetivo foi conhecer melhor sua atuação e prospectar possíveis formas de cooperação.

De acordo com Claudia Travassos, os dirigentes da Health Foundation mostraram-se interessados em sugestões e comentários produzidos pelo Proqualis sobre o conteúdo do Centro de Recursos de Segurança do Paciente. A instituição reúne evidências e novos recursos para a prestação de cuidados seguros e confiáveis.

Para dar maior clareza e facilitar a navegação pelo seu conteúdo, a Health Foundation acaba de lançar uma nova versão de seu site, que é dividida em três principais áreas: gestão da segurança, idosos frágeis e diabetes. O site reúne documentos fundamentais para pesquisa, normas, diretrizes de implementação e estudos de casos, fornecendo acesso rápido e confiável a informações atualizadas sobre segurança do paciente para gestores e profissionais de saúde. A revisão de todo o conteúdo é feita por uma equipe de especialistas em segurança do paciente, o que garante sua qualidade. A previsão é que mais áreas sejam adicionadas futuramente.

Claudia Travassos comentou ainda que, embora a Health Foundation não faça parcerias, a instituição trabalha em colaboração com seis universidades da Inglaterra na formação de pesquisadores, em especial na área de desenvolvimento da ciência. Segundo ela, em 2014, as universidades irão promover um encontro sobre segurança do paciente. “Essas são as instituições que mais desenvolvem pesquisas nas áreas de interesse da Health Foundation”, apontou.

A Health Foundation

Criada em 1983 com recursos de doação do Private Patients Plan Limited (PPP), a Health Foundation, então chamada de PPP Medical Trust, foi rebatizada, em 1998 - quando recebeu um aporte de cerca de 540 milhões de libras como resultado da venda do PPP Healthcare – para PPP Healthcare Medical Trust

Totalmente independente, a instituição trabalha para que o sistema de saúde do Reino Unido, uma das maiores organizações do mundo, tenha o mais alto nível de qualidade possível e seja seguro, eficaz, oportuno, equitativo e centrado no paciente. Em 2003, tornou-se a Health Foundation e, hoje, por meio de seus programas, investe 17 milhões de libras por ano no Reino Unido em projetos que promovem as prioridades da instituição. Entre eles a segurança e o cuidado centrado no paciente.

(Com informações de Renata Bernardes, jornalista colaboradora do Proqualis)


Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Pesquisa

Nenhum comentário para: Proqualis se associa à Health Foundation