Busca do site
menu

Nova edição da revista CSP disponível ‘on-line’

ícone facebook
Publicado em:20/06/2013
Nova edição da revista CSP disponível ‘on-line’Já está disponível on-line a última edição da revista Cadernos de Saúde Pública. A publicação discute, em seu editorial, o acesso aberto, transparência e qualidade das informações dos ensaios clínicos. A seção Perspectivas é composta de dois textos, e o primeiro deles aborda os novos delineamentos da Assistência Farmacêutica frente à regulamentação da Lei Orgânica da Saúde, assinado por pesquisadoras da ENSP e do Iesc/UFRJ. O segundo texto debate a epidemiologia a partir de reflexões históricas sobre o livro Epidemiologia & Saúde: Fundamentos, Métodos e Aplicações, e é assinado pelo professor Alfredo Morabia. A seção Questões Metodológicas discute instrumentos capazes de mensurar códigos da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) para câncer de mama. Além disso, a publicação traz também artigos de pesquisa sobre os temas: saúde da mulher, violência, nutrição, saúde do idoso, doenças crônicas, serviços de saúde, saúde materno-infantil, entre outros.
 
Na seção Perspectivas são debatidos os “Novos delineamentos da assistência farmacêutica frente à regulamentação da Lei Orgânica da Saúde”. O estudo é assinado pelas pesquisadoras da ENSP, Claudia Osório, Vera Pepe, Claudia Du Bocage e pela pesquisadora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ, Miriam Ventura. Segundo as autoras, a Lei nº 12.401, de abril de 2011, e o Decreto nº 7.508, de junho de 2011, introduziram modificações e acréscimos à Lei nº 8.080 de 1990, referentes à assistência terapêutica e à incorporação de tecnologias no SUS, que pretenderiam contribuir para a efetivação da integralidade. Entretanto, a nova formulação legal parece perpetuar as discussões e dissensos sobre conceitos, diretrizes e princípios que deveriam guiá-la. 
 
Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) em mulheres com câncer de mama: proposta de instrumentos para mensuração”, é o tema do artigo publicado na seção Questões Metodológicas. O estudo é assinado pela pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos da ENSP, Rosalina Koifman, em parceria com Anke Bergmann, doutora em Saúde Pública pela Escola, e Flavia Nascimento de Carvalho. A pesquisa mostra que a CIF objetiva uma normatização, entretanto sua aplicabilidade requer instrumentos compatíveis. 
 
Segundo as pesquisadoras, no Brasil, abordagens terapêuticas invasivas são frequentes, levando a alterações funcionais. O estudo visou identificar e discutir os instrumentos capazes de mensurar códigos do core set da CIF para câncer de mama. Para isso, foram selecionados oito instrumentos. Com o uso de vários instrumentos, de acordo com as autoras, foram observados 19 códigos coincidentes, sendo contemplados 58 do total de 81 códigos. “A utilização de muitos instrumentos requer tempo; para tanto, novos trabalhos são necessários propondo ferramentas parcimoniosas, capazes de mensurar a funcionalidade entre mulheres tratadas de câncer de mama”, apontaram.
 
A revista conta com 16 artigos de pesquisa de temas diversos. Entre eles, o artigo “Violência nos relacionamentos afetivos-sexuais entre adolescentes de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil: busca de ajuda e rede de apoio”, que é assinado pela pesquisadora da ENSP, Kathie Njaine, e por Joannie Soares e Júlia Lopes. Nele, buscou-se analisar a rede de apoio referida pelos adolescentes no enfrentamento das situações de violência nas relações afetivo-sexuais. A amostra foi composta de 283 adolescentes de 15 a 19 anos, estudantes do segundo ano do ensino médio de escolas públicas e particulares de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. 
 
Os resultados apontaram que apenas 5% dos adolescentes solicitaram ajuda para problemas decorrentes de violência e, quando o fizeram, procuraram principalmente amigos e familiares. De acordo com as autoras, os profissionais de saúde foram pouco citados pelos jovens como fonte de ajuda. Elas destacaram a necessidade de questionar as implicações do sistema de atenção à saúde na prevenção da violência e promoção da saúde dos adolescentes, com vistas à adoção de relacionamentos saudáveis. 
 
Confira todos os artigos na íntegra.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: Nova edição da revista CSP disponível ‘on-line’