Busca do site
menu

ENSP promove seminário com universidade portuguesa

ícone facebook
Publicado em:19/06/2013
Compreender a nova realidade dos processos produtivos e do mundo do trabalho no campo da saúde são os objetivos do Seminário Internacional Brasil – Portugal: Trabalho em Saúde, Desigualdades e Políticas Públicas, que ocorrerá entre os dias 4 e 6 de dezembro, na Universidade do Minho, em Portugal, em parceria com a ENSP. Desde 2008, pesquisadores da Escola vêm promovendo atividades conjuntas com o Centro de Investigação em Ciências Sociais da Universidade do Minho, com vistas a estimular o intercâmbio e a produção científica nesse campo. As pesquisadoras Simone Oliveira, do Centro de Estudo em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, e Maria Inês Carsalade Martins e Isabel Cristina Lamarca, do Departamento de Ciências Sociais da ENSP, estão na comissão organizadora do evento. O seminário aceita submissão de trabalho até o dia 15/7.
 
Segundo Maria Inês, a articulação com a universidade portuguesa nasceu no Departamento de Ciências Sociais da ENSP (DCS), por meio de um grupo de pesquisa sobre o tema, cujo objetivo é integrar diferentes setores e linhas de pesquisa da Escola. O grupo, responsável pela realização do evento, conta, além de Maria Inês, Isabel Cristina e Simone, com os pesquisadores Marcia Teixeira, do Departamento de Administração e Planejamento em Saúde (Daps), Alex Molinaro e Nilson do Rosário, do DCS, e Tânia Celeste, da Escola de Governo em Saúde (EGS).
 
ENSP promove seminário com universidade portuguesa
 
O tema que embasou o evento foi a reestruturação na esfera produtiva, instalada nas sociedades contemporâneas com maior nitidez nas décadas de 1980 e 1990. Segundo os organizadores do seminário, compreender essa nova realidade no campo da saúde implica repensar as relações de trabalho no complexo da saúde, bem como os processos organizacionais e as interações estabelecidas no processo de produção de bens e serviços, incorporando dimensões econômicas, porém convocando também outras de carácter socio-histórico, jurídico, político e ideológico, sem esquecer a subjetividade no trabalho.
 
O encontro receberá grupos de pesquisadores provenientes de diferentes universidades e centros de pesquisa brasileiros. De acordo com Maria Inês, o seminário pretende articular os diferentes olhares a partir de um enfoque interdisciplinar norteado pela questão das mudanças no campo do trabalho na sociedade contemporânea. Ele se inscreve no contexto dessa discussão e sua finalidade é corroborar e fortalecer a produção acadêmica em Portugal e no Brasil, bem como difundir resultados de pesquisas e ousar inovações na formulação e implementação de políticas públicas nesse campo.
 
Envio de trabalhos
 
O seminário aceita trabalhos científicos, na modalidade de comunicação oral, nas seguintes temáticas: Reestruturação do sistema de proteção social e da saúde: Estado, parcerias e a construção de políticas públicas; Envelhecimento e desafios de proteção dos sistemas públicos; Educação, formação e cidadania na saúde; Tecnologias, inovação técnico-científica e mediação em saúde; Saúde e trabalho no cotidiano das atividades do cuidado em saúde; e Profissões, regulação e novos desenhos organizacionais no setor saúde.
 
Os resumos podem ser enviados até o dia 15/7 e devem ser submetidos por meio de ficha eletrônica disponível na página de divulgação do evento. Segundo Maria Inês, ao término do encontro, os trabalhos científicos aceitos serão reunidos em uma publicação.

Seções Relacionadas:
ENSP Internacional Pesquisa

Nenhum comentário para: ENSP promove seminário com universidade portuguesa