Busca do site
menu

Curso de inverno atrai alunos de todas as regiões do país

ícone facebook
Publicado em:17/06/2013
Curso de inverno atrai alunos de todas as regiões do paísO Seminário David Capistrano da Costa Filho de Atualização em Saúde e Ambiente chega a mais um ano com a marca expressiva de 282 inscritos, provenientes de 21 estados brasileiros e três países (Colômbia, Peru e Espanha). Promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente da ENSP, o evento está na sua oitava edição. Os Cursos de Inverno, como o seminário também é conhecido, ocorrem de 1º a 19/7, com 19 disciplinas de curta duração, que abordam diferentes aspectos conceituais nessa área temática. O seminário é coordenado pelo pesquisador Sergio Koifman, do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Saúde. Confira aqui a lista dos selecionados.
 
Os Cursos de Inverno da ENSP têm o objetivo de permitir aos pesquisadores e alunos de diferentes programas de pós-graduação acesso às produções mais recentes na área de saúde e ambiente. A cada nova edição, o Seminário David Capistrano da Costa Filho busca ampliar a abrangência temática dos cursos ofertados em função das necessidades observadas nesse campo de atuação, segundo Koifman. Neste ano, 4 dos 19 cursos oferecidos são inéditos: As Doenças Infecciosas e o Meio Ambiente; Quantitative Sanitary Risk Assessment in France and Brazil; Saúde Ambiental Infantil; e Valoração Econômica de Danos Ambientais.
 
A expansão do curso, ainda segundo o pesquisador, se deve ao bom andamento da Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente e à consolidação do seminário como uma atividade regular no calendário da ENSP. “Tivemos uma distribuição diversificada dos alunos, com participação de todas as regiões do país. Ficamos satisfeitos de observar que, assim como verificado desde 2011, as matrículas nos diferentes cursos ocorreram apenas com a divulgação dos cursos pela internet e sem gastos com a impressão de cartazes e folhetos de divulgação. A procura pode ser atribuída à visibilidade adquirida pelo Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente e pelo próprio seminário, que vem se consolidando na comunidade acadêmica como uma atividade regular no calendário da ENSP. Com a elevação no preço da hospedagem no Rio de Janeiro durante o próximo mês de julho, em decorrência de eventos internacionais esportivos e religiosos, esperávamos que pudesse ocorrer uma diminuição das inscrições no seminário, o que acabou não sucedendo", disse o pesquisador.    
 
O Rio de Janeiro foi o estado com maior número de inscritos (169, representando cerca de 60% de inscrições). Em seguida vieram Maranhão (17), Minas Gerais (14), Pernambuco (10), Bahia, São Paulo e Tocantins (9 de cada estado). A matrícula dos candidatos selecionados pode ser feita de 17 a 26/6, mediante o preenchimento do formulário “Ficha de Matrícula para os Cursos de Inverno David Capistrano 2013”, disponibilizado no site da Plataforma Siga (www.sigass.fiocruz.br), que deverá ser entregue no endereço informado no fim desse documento, das 8h30 às 12h30, aos cuidados de Selma Ribeiro ou Márcia Gonçalves.
 
Excepcionalmente, os candidatos residentes fora da cidade do Rio de Janeiro poderão efetuar suas matrículas no primeiro dia de aula.

Confira aqui o resultado da seleção e a ficha de matrícula dos cursos de inverno. 

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Curso de inverno atrai alunos de todas as regiões do país