Busca do site
menu

Eventos adversos e erros: pesquisador explora o tema

ícone facebook
Publicado em:10/06/2013
Eventos adversos e erros: pesquisador explora o temaDiscutir estratégias para o enfrentamento do problema de erros de medicação, com ênfase na atuação interdisciplinar e sistêmica para a sua prevenção. Esse foi o propósito do I Seminário sobre Erros Médicos, realizado no dia 22/5, no Rio de Janeiro. O encontro pretendeu ainda sensibilizar profissionais em relação às práticas seguras no uso de medicamentos. No evento, o pesquisador da ENSP Walter Mendes discutiu a questão dos Eventos adversos X Erros. O seminário foi realizado no âmbito da proposta de implementação de medidas previstas no Programa Nacional de Segurança do Paciente, do qual a ENSP participa, mais especificamente em seu comitê de implementação.
 
O evento foi promovido pelo Departamento de Gestão Hospitalar do Ministério da Saúde (DGH/MS), em uma iniciativa conjunta das Câmaras Técnicas de Farmácia e de Qualidade e Segurança dos Hospitais Federais no Rio de Janeiro. Além disso, teve o apoio do Centro Colaborador para a Qualidade do Cuidado e a Segurança do Paciente (Proqualis), vinculado ao Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Walter Mendes, que representa a Fiocruz no comitê de implementação do Programa Nacional de Segurança do Paciente, também integra, ao lado de outros pesquisadores da ENSP, o Proqualis, com o objetivo de desenvolver projetos e linhas de pesquisa na área. 
 
Em sua apresentação, Walter Mendes enfatizou que não apenas os pacientes podem ser vítimas dos erros de medicação, mas também pesquisadores e profissionais de saúde. Segundo ele, cansaço, fome, doença, fatores de linguagem e outras atitudes podem induzir ao erro. “Temos a necessidade de modificar os processos de trabalho e o estabelecimento de protocolos para o uso seguro de medicamentos”, destacou.
 
Realizado no auditório do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), o seminário reuniu profissionais dos diversos setores da saúde, gestores, médicos, residentes e acadêmicos, com transmissão em tempo real via web e agora disponível on-line para acesso. 
 
O Programa Nacional de Segurança do Paciente
 
O Programa Nacional de Segurança do Paciente foi lançado em abril de 2013 pelo Ministério da Saúde em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Ele visa ao monitoramento e à prevenção de danos na assistência à saúde. Entre os seus objetivos está a diminuição da ocorrência de eventos adversos em pacientes internados, como erros em procedimentos cirúrgicos, incorretas administrações de medicamentos e quedas. Entre outras iniciativas do Programa, estão o desenvolvimento de protocolos de segurança do paciente, a criação de núcleos de segurança do paciente nos serviços de saúde, tanto públicos como particulares, e a notificação de eventos adversos associados à assistência do paciente, bem como a chamada pública do setor produtivo da saúde para proposição de medidas de ampliação da segurança dos pacientes em serviços de saúde.
 
Para a efetiva implementação das ações proposta pelo programa, foi criado um comitê-instância colegiada, de caráter consultivo, cuja finalidade é promover ações que visem à melhoria da segurança do cuidado em saúde por meio de processo de construção consensual entre os diversos atores que dele participam. O pesquisador Walter Mendes é o representante da Fiocruz no comitê e integrante do grupo de pesquisas do Proqualis. Victor Grabois é seu suplente nessa representação. 
 
Atualmente a consulta pública disponível para receber contribuições se refere ao Protocolo de Prevenção de Quedas, Identificação do Paciente e Segurança na Prescrição, Uso e Administração de Medicamentos. A consulta de nº8, foi publicada em 2 de maio no Diário Oficial da União. As sugestões serão aceitas somente por meio do e-mail no endereço eletrônico cghosp@saude.gov.br, até o dia 30/6/2013. O nome do protocolo deve seguir no título da mensagem. 
 
* com informações da Ascom/MS/RJ / Foto de capa: Marcelo Queiroz

Seções Relacionadas:
Cooperação SUS

Nenhum comentário para: Eventos adversos e erros: pesquisador explora o tema