Busca do site
menu

Campanha de conscientização ambiental mobiliza a ENSP

ícone facebook
Publicado em:07/06/2013

Campanha de conscientização ambiental mobiliza a ENSPNo dia 6/6, os trabalhadores, quando chegaram à ENSP, depararam-se com uma cena impactante no hall do prédio Ernani Braga. No local, havia uma enorme bola representando o mapa-múndi, rodeada por 6 mil de copos plásticos amassados, quantidade média utilizada em apenas um dia na Escola. Uma mensagem sonora relatava os problemas por que passa o meio ambiente, a natureza, as matas, os bichos, o ar, a água e conclamava todos para a consciência socioambiental. A representação era um convite para o lançamento da campanha Largue o copinho de mão – Beba na caneca. Realizada pela Comissão de Gestão Sustentável (CGS/ENSP), com apoio da Coordenação de Comunicação Institucional (CCI), ela será o marco inicial das ações de sensibilização e disseminação dos valores socioambientais, com o objetivo de reduzir a geração dos resíduos sólidos, o gasto com a compra de copos descartáveis e, assim, provocar a mudança no padrão de consumo.

No dia 5/6, quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente, a CGS completou um ano de existência. Foi criada na gestão do então diretor da Escola, Antônio Ivo de Carvalho, com o objetivo de elaborar as diretrizes que norteiam a política interna de sustentabilidade da Escola e coordenar a implementação de suas ações. Formada por uma equipe multidisciplinar, a comissão pretende elaborar um plano de ações sustentáveis e pôr em prática na Escola, cada vez mais, ações que visam à sustentabilidade.

O diretor da ENSP, Hermano Castro, na cerimônia de lançamento da campanha, disse que o foco da campanha é específica, mas de enorme abrangência. “O país urbaniza-se numa velocidade imensa e, consequentemente, o lixo também. Por isso, é preciso pensar na cadeia produtiva da área ambiental, num modelo de desenvolvimento econômico que atenda à população”, disse.

Hermano também criticou a qualidade de vida baseada em bens supérfluos. “No Brasil, por exemplo, a classe média aumenta a cada ano e o consumo está a todo vapor. A quantidade de lixo produzido impacta na água, no solo, reduzindo a vida orgânica do planeta. Espero que a campanha tenha continuidade. A ENSP está de parabéns. Desejo que todos reproduzam a ideia”, finalizou.

Em seguida, foi apresentada a Agenda Ambiental da instituição, pela coordenadora da CGS, Rejane Tavares. O objetivo da agenda é estabelecer e fomentar políticas que garantam a aplicação de princípios e práticas de sustentabilidade em suas atividades considerando os aspectos sociais, ambientais, econômicos e institucionais. Segundo ela, a ENSP/Fiocruz, subordinada ao governo federal, tem por obrigação institucional o alinhamento com as políticas de Estado que visem à garantia da saúde ambiental.

Campanha de conscientização ambiental mobiliza a ENSPPara a construção da agenda foram utilizados, em sua base, os pilares da sustentabilidade e, como principais referenciais, a Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) e a Agenda dos Hospitais Verdes e Saudáveis. Várias ações já vêm sendo implementadas, como a contratação e compras com adoção de critérios socioambientais realizadas desde 2008. Em colaboração com a Dirac/Fiocruz, foi realizado um convênio com a Eletrobras para a troca de condicionadores de ar com vistas à economia de energia. Também foi implantado o Projeto Pedalando pela sua Saúde, pelo Nosso Planeta, de incentivo ao deslocamento saudável e sustentável com a disponibilização de bicicletas, divididas em dois bicicletários, para serem utilizadas pelos colaboradores dentro do campus Manguinhos. 

A campanha foi idealizada e programada ainda na gestão do então diretor da Escola Antônio Ivo de Carvalho, sendo desenvolvida pelas designers da CCI/ENSP Ana Cláudia Sodré e Tatiana Lassance e está sendo veiculada em fôlderes e convites eletrônicos dirigidos para os trabalhadores da instituição, além de divulgação das ações por meio do Portal ENSP, intranet ENSP, Facebook e Twitter da Escola.

Logo após o encerramento do evento, foi plantada uma muda da árvore peroba-rosa, espécie protegida da Mata Atlântica, próximo ao prédio do Departamento de Ciências Biológicas.


Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Campanha de conscientização ambiental mobiliza a ENSP