Busca do site
menu

ENSP participa de atividades no Fiocruz pra Você

ícone facebook
Publicado em:07/06/2013

ENSP participa de atividades no Fiocruz pra VocêNo sábado (8/6), a Fiocruz promoverá a 20ª edição do Fiocruz pra Você, evento que transforma a instituição no maior posto de vacinação do país. A meta do Ministério da Saúde para a 35ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite é vacinar cerca de 12,2 milhões de crianças com idade de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias. O evento contará com a participação da ENSP, por meio do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), que, além de promover a vacinação, desenvolverá atividades na área de alimentação e nutrição, saúde do idoso, tabagismo, tuberculose, saúde bucal, entre outras. Aberto ao público em geral, o Fiocruz pra Você oferece aos visitantes um panorama do trabalho desenvolvido na Fundação, que impacta na saúde pública e no desenvolvimento da ciência.

De acordo com Slete Ferreira da Silva, enfermeira do
CSEGSF e coordenadora da campanha de vacinação, 2013 é o 25º ano sem poliomielite no país. Assim, um dos objetivos da campanha é manter o Brasil livre da circulação do poliovírus selvagem, inexistente no território nacional desde 1990, mantendo-o na condição de país certificado internacionalmente para erradicação da doença. A vacinação será realizada apenas de forma oral, popularmente conhecida como “gotinha”. Slete alerta ainda sobre a importância de ter a caderneta em mãos na hora da vacinação. Para ela, a meta da campanha é sempre superar o número de vacinados do ano anterior.

Além da vacinação contra a poliomielite, o
CSEGSF participará de muitas outras atividades. Uma delas é por meio do Programa de Atenção à Saúde do Idoso (Pasi), que desenvolve atividades físicas e psicológicas para idosos independentes e autônomos das comunidades no entorno da Fiocruz e promove a integração dessa população com a comunidade. Criado em dezembro de 1995, o Pasi funciona como catalisador, favorecendo a interação dos participantes e estimulando o desenvolvimento de soluções próprias e específicas para seus problemas.

Durante o Fiocruz pra Você, os participantes do Pasi farão uma performance de dança sênior, distribuirão panfletos com informações sobre o trabalho do grupo e apresentarão artesanatos feitos por eles. Outra atividade que marcará presença será a Terapia Comunitária, com intuito de convidar os visitantes a conhecer suas características pela própria terapia, a ser realizada na ocasião, e de panfletos explicativos. A Equipe de Alimentação e Nutrição do
CSEGSF marcará presença com o slogan O que é comer bem? e o seu trabalho será voltado para a prevenção da obesidade.

Serão realizadas palestras com explicações sobre alimentos coloridos e saudáveis em comparação com os industrializados. A campanha visa também atingir pessoas portadoras de diabetes e hipertensão, apontando para os perigos ocasionados pelo sal e gorduras na alimentação e auxiliando a escolha de um cardápio adequado às necessidades dos visitantes. Os grupos de saúde bucal, tabagismo e planejamento familiar do
CSEGSF estarão presentes no evento e realizarão atividades de promoção da saúde por meio de palestras. O grupo de saúde bucal demonstrará, em uma atividade lúdica voltada para as crianças, a escovação correta dos dentes.


ENSP participa de atividades no Fiocruz pra Você
A Associação Terrapia também marcará presença na festança. O Terrapia Alimentação Viva na Promoção da Saúde e Ambiente é um projeto voltado para a difusão dos princípios e hábitos de vida ecológica. Por meio de práticas cotidianas, desenvolve um modo de olhar o próprio corpo como ecossistema e meio de participação na preservação ambiental. Desde 1997, tem contribuído para o caminho da promoção da saúde pelo fortalecimento da aliança entre saúde, ambiente e alimentação. Com demonstrações e degustações, o Terrapia apresentará um pouco da sua experiência.


Por fim, o Camelô Educativo, projeto do CSEGSF que visa sensibilizar e educar pacientes e frequentadores da ENSP sobre os cuidados e prevenção das DSTs/Aids e tuberculose, dará palestras informativas sobre os temas, realizará rodas de conversas e distribuirá material impresso explicativo. Além das atividades promovidas pelo Centro, outras unidades da Fiocruz estarão presentes, comandando outras atividades de diversão e informação. Clique aqui e leia a programação completa do Fiocruz pra Você 2013. Todas as atividades serão gratuitas. Não fique fora da festa, participe!

Sobre a poliomielite

A poliomielite ou paralisia infantil é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente, e a evolução dessa manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principal característica a flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. A doença encontra-se erradicada do país desde o início dos anos 1990, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os últimos casos de poliomielite nas Américas ocorreram no Brasil, em 1989, e no Peru, em 1991. Atualmente, ainda há circulação de poliovírus em alguns países da África e no Sudeste Asiático. No cenário global da poliomielite, dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) demonstram que, entre 2011 e 2012, 16 países registraram casos da doença e, na sua maioria, decorrente de importações do poliovírus selvagem de países endêmicos ou de países que restabeleceram a transmissão. Os países endêmicos são Afeganistão, Nigéria e Paquistão. Os que restabeleceram a transmissão são Angola, Chade e República do Congo. E os países com ocorrência em virtude da importação de casos são Mali, Níger, Gabão, Costa do Marfim, Congo, República Centro-Africana, China, Guiné, Quênia e Índia. Em 2012, foram registrados 223 casos, sendo 217 (97,3%) em países endêmicos e 6 (2,7%) em não endêmicos. Em 2013, até 12 de março foram registrados 10 casos, sendo 5 no Paquistão, 4 na Nigéria e 1 no Afeganistão.

Serviço:
Data: 8/6/2013 (sábado)
Local: Avenida Brasil, 4.365 – Manguinhos, Rio de Janeiro – RJ
Horário: a partir das 8 horas

(*Com informações da Agência Fiocruz de Notícias)


Seções Relacionadas:
Assistência

Nenhum comentário para: ENSP participa de atividades no Fiocruz pra Você