Busca do site
menu

Emoção marca transmissão de cargo de diretor da ENSP

ícone facebook
Publicado em:28/05/2013

"É difícil começar uma gestão na ENSP tendo o desafio ser o diretor da instituição que teve, nos últimos nove anos, Antônio Ivo de Carvalho à frente. Esse é um trabalho que vamos enfrentar juntos, buscando sempre, nesse caminho, o empoderamento do Sistema Único de Saúde para transformá-lo no que sonhamos durante a 8ª Conferência Nacional de Saúde", afirmou o novo diretor da Escola, Hermano Castro, em seu discurso na solenidade de transmissão de cargo, realizada na segunda-feira (27/5). O evento, que lotou o auditório térreo da ENSP, contou com as participações do ex-diretor Antônio Ivo de Carvalho e do presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha.

Emoção marca transmissão de cargo de diretor da ENSPEm sua fala, Hermano Castro, que recentemente falou ao Informe ENSP sobre seus projetos para a Escola durante o quadriênio de sua gestão (2013-2017), destacou que criará três fóruns de debates na instituição para que se pensem propostas no âmbito do SUS. São eles: Fórum dos Movimentos Sociais, para maior interação da ENSP com a sociedade; Fórum de Comunicação e Informação, com o intuito de debater diretrizes e políticas para a área; e o Fórum de Saúde Ambiental, uma vez que quase todos os departamentos da ENSP possuem projetos nessa área, promovendo, assim, maior integração entre os grupos de pesquisa existentes.

De acordo com o novo diretor, a tradicional semana de aniversário da ENSP, que ocorre no mês de setembro, será dedicada ao sanitarista Sergio Arouca, em homenagem aos dez anos de sua morte. “Vamos fazer uma semana de atividades pensando e repensando o SUS idealizado por Arouca. Debateremos o que éramos, nos anos 70 e 80, quem somos atualmente e o que queremos do nosso sistema de saúde”, afirmou o diretor.

Por fim, Hermano Castro anunciou a equipe de vice-diretores que o acompanhará na condução da Escola. Fazem parte da equipe Tatiana Wargas de Faria Baptista (Vice-Direção de Pós-Graduação); Frederico Peres da Costa (Vice-Direção da Escola de Governo em Saúde); Sheila Maria Ferraz Mendonça de Souza (Vice-Direção de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico); e Alex Alexandre Molinaro (Vice-Direção de Desenvolvimento Institucional e Gestão).

Ex-diretor apresenta breve balanço de sua gestão

Emoção marca transmissão de cargo de diretor da ENSPEm nove anos à frente da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, a gestão do então diretor Antônio Ivo de Carvalho trouxe uma série de inovações para a maior escola de saúde pública da América do Sul. O balanço de sua gestão também pode ser conferido em uma entrevista exclusiva ao Informe ENSP.

No discurso de encerramento do mandato, Antônio Ivo destacou que, nesses nove anos, mais aprendeu e cresceu em sua vida, seja pessoal ou profissionalmente. “A característica da Escola é sonhar, porque o sonhar precede o progresso e o avanço. E sonhei cada minuto aqui para que alcançássemos novos rumos. É com muita alegria que estamos neste momento de passagem proporcionado por meio de um exercício democrático participativo, que consolida a Fiocruz como uma instituição pública para a saúde”, destacou.

Por fim, Ivo agradeceu a todos os 11 vice-diretores que o acompanharam nessa jornada de nove anos no comando da Escola e à comunidade ENSP pela confiança nele depositada desde sua primeira eleição, ainda em 2001, como vice-diretor da instituição e, depois, pelas duas eleições como diretor, em 2005 e 2009.

No encerramento da solenidade, o presidente da Fiocruz, Paulo Gadelha, informou ao novo diretor, Hermano Castro, que a Fundação contará cada vez mais com o apoio da Escola nas decisões voltadas para melhoria do sistema de saúde brasileiro e, principalmente, na formação de recursos humanos destinados para o SUS.


Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Emoção marca transmissão de cargo de diretor da ENSP

1 comentários
MARIA HELENA DE MEDEIROS LINO
29/05/2013 12:17
Faz muito bem a alma da gente saber que estamos todos juntos no mesmo barco. Podemos o que queremos! A ENSP pode, porque é formada de gente que tem visão e sabe aonde quer chegar - saúde - o completo bem estar de todo ser humano, físico, mental, emocional.... Parabéns aos antigos diretores que possibilitaram ao Hermano chegar também para fazer a sua parte! Maria Helena Lino