Busca do site
menu

Doenças crônicas não transmissíveis pautam Ceensp de 22/5

ícone facebook
Publicado em:21/05/2013

Doenças crônicas não transmissíveis pautam Ceensp de 22/5Indústria, mercado e determinantes sociais no controle das doenças crônicas não transmissíveis será o tema da próxima edição do Centro de Estudos da ENSP, na quarta-feira (22/5), às 14 horas, no salão internacional. A atividade terá como palestrantes os pesquisadores da ENSP Luis David Castiel, Alberto Pellegrini Filho, Dóra Chor e a diretora executiva da ACT e presidente do Conselho Diretor da Framework Convention Alliance (FCA), Paula Johns. A sessão, coordenada pela pesquisadora Vera Luiza da Costa e Silva, será aberta ao público e transmitida pela internet (www.ensp.fiocruz.br/portal-ensp/videos/).

Vigilância de Doenças Crônicas Não Transmissíveis

€‹Segundo o Ministério da Saúde, as doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs), principalmente do aparelho circulatório, câncer, respiratórias crônicas, diabetes e musculoesqueléticas, são doenças multifatoriais relacionadas a fatores de riscos não modificáveis com idade, sexo e raça, e os modificáveis destacando-se o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a obesidade, as dislipidemias (determinadas principalmente pelo consumo excessivo de gorduras saturadas de origem animal), o consumo excessivo de sal, a ingestão insuficiente de frutas e verduras e a inatividade física.

Além disso, são ainda considerados determinantes sociais para essas doenças as desigualdades sociais, as diferenças no acesso aos bens e aos serviços, a baixa escolaridade, renda e as desigualdades no acesso à informação. Estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que as DCNTs já são responsáveis por 58,5% de todas as mortes ocorridas no mundo e por 45,9% da carga global de doença, constituindo um sério problema de saúde pública tanto nos países ricos como nos de média e baixa renda, agravando as iniquidades e aumentando sua pobreza.

O Brasil, seguindo essa tendência mundial, tem passado pelos processos de transição demográfica, epidemiológica e nutricional desde a década de 1960, acentuado pela queda na fecundidade e no aumento do número de idosos, cujas projeções apontam sua duplicação de 8% para 15% nos próximos 20 anos. Estudos recentes demonstram que as DCNTs constituem o problema de saúde de maior magnitude no Brasil. Atingem fortemente camadas pobres da população e grupos vulneráveis, correspondendo a 72% das causas de mortes e de 75% dos gastos com atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

Crescimento da renda, industrialização e mecanização da produção, urbanização, maior acesso a alimentos em geral, incluindo os processados, e globalização de hábitos não saudáveis produziram rápida transição nutricional, expondo a população cada vez mais ao risco de doenças crônicas. Tem chamado a atenção o aumento da prevalência de transtornos neuropsiquiátricos, alavancados pelos diagnósticos de depressão, psicoses e transtornos atribuíveis ao uso inadequado do álcool.

Essas mudanças configuram novos desafios para os gestores de saúde, considerando que as DCNTs têm forte impacto na qualidade de vida dos indivíduos afetados, causando morte prematura e gerando grandes e subestimados efeitos econômicos adversos para as famílias, comunidades e sociedade em geral.

Doenças crônicas não transmissíveis pautam Ceensp de 22/5

 


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Doenças crônicas não transmissíveis pautam Ceensp de 22/5