Busca do site
menu

Vigilância sanitária prepara ações para eventos no país

ícone facebook
Publicado em:16/05/2013

Tatiane Vargas

Com o objetivo de compreender o planejamento e preparo do setor saúde para os grandes eventos, o Centro de Estudos da ENSP, realizado na quarta-feira (15/5), reuniu representantes das três esferas de governo - municipal, estadual e federal - para discutir a questão da vigilância sanitária em atividades que reúnem grande público. Com a proximidade de dois grandes eventos que serão realizados no Brasil, Copa do Mundo e Olimpíadas, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vem se reunindo com as Secretarias de Vigilância em todo país para discutir ideias que contribuam com respostas rápidas a potencias ameaças que possam vir com os grandes eventos. Confira na Biblioteca Multimídia da ENSP as apresentações do evento.

Vigilância sanitária prepara ações para eventos no país
Para debater o tema estiveram presentes a gerente-geral de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Denise de Oliveira Resende; a representante da superintendência de Vigilância Sanitária da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro/SES-RJ, Jaqueline Toledo; e a integrante da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Marissol Figueiredo de Souza. A atividade, que recebeu também pessoas que trabalharão como voluntários nos grandes eventos, foi coordenado por Vera Pepe, pesquisadora da ENSP e coordenadora do Centro Colaborador em Vigilância Sanitária (Cecovisa/ENSP).

Denise de Oliveira destacou que nos últimos o Brasil vem sendo alvo de interesse para realização de eventos de grande porte, sendo assim, já possui experiência em atividades que reúnem grande público. “Os eventos de massa acontecem em todos os estados brasileiros e estamos reunindo todos os nossos esforços para organizar ações que sejam capazes de dar respostas rápidas em caso de necessidade. Nosso sistema de saúde, por exemplo, precisa estar totalmente preparado para dar essas respostas. Não podemos esquecer que os grandes eventos são excelentes na maioria dos aspectos, porém, recebemos milhares de pessoas e com elas podem vir também potenciais ameaças como doenças transmissíveis, desastres, terrorismo, questões climáticas e muitas outras”, explicou.

A gerente destacou também a atuação do Grupo de Eventos de Massa do Ministério da Saúde (GEM/MS) composto pela Anvisa, Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANSS), Secretaria de Atenção à Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde e Secretaria Executiva. Entre um dos seus principais objetivos estão promover o aperfeiçoamento das ações de vigilância e assistência em situações de emergência em saúde pública. Além disso, o Grupo pretende ainda definir as diretrizes gerais e instrumentos para a estruturação de ações voltadas para eventos de massa; fomentar a colaboração e a integração entre os entes do sistema; e apoiar os estados e municípios na estruturação e implementação dos planos de ação para eventos de massa.

Por fim, a gerente da Anvisa reforçou que planejamento para receber grandes eventos é fundamental, mas ainda sim, durante a realização deles os problemas surgem e é preciso estar preparado para isso em todas as questões, desde os aeroportos, que são as portas de entrada, até o quê é servidos pelos restaurantes dos hotéis, as questões de higiene, saúde e muitas outras. “Temos muitos desafios pela frente, como a Copa das Confederações este ano e poderemos pôr em prática tudo aquilo que estamos propondo. Com isso temos a oportunidade de verificar a eficácia das ações que já pensamos e mais do que isso, teremos a chance de saber onde ainda é preciso investir até os próximos grandes eventos que vamos receber no país”, finalizou Denise.

Vigilância Sanitária e voluntariado

Para falar um pouco da atuação da Vigilância Sanitária no Estado do Rio de Janeiro e da atuação dos voluntários, a representante da superintendência de Vigilância Sanitária da Subsecretaria de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro/SES-RJ, Jaqueline Toledo ressaltou o valor do voluntariado no mundo e citou a experiência da Cruz Vermelha, que opera desde 1862 e atualmente conta com mais de 100 mil voluntários que trabalham nas mais diversas áreas (saúde, socorro, desastres, juventude, etc.). “Os voluntários, na maioria das vezes, estão engajados em alguma causa e possuem conhecimento sobre ela. Mas é fundamental que eles estejam sempre na busca por mais conhecimento, pois, só assim eles conseguiram de fato efetivar suas ações”, expôs.

Em relação ao trabalho que já vem sendo realizado pela Vigilância no âmbito estadual, Jaqueline afirmou que o objetivo é agir preventivamente no controle sanitário dos alimentos nos locais que receberão grande circulação de pessoas. Os voluntários que participarão na preparação de alimentos, por exemplo, receberão capacitação de boas práticas na manipulação dos alimentos para evitar risco de doenças transmitidas através dos mesmos.

No âmbito da saúde, as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e as ambulâncias receberão normas para lidar com os grandes eventos. Nas UPAs, a Vigilância pretende avaliar condições de atendimento, boas práticas de funcionamento, ações voltadas para segurança do paciente, higiene, equipe profissional, insumos e medicamentos para atendimento da demanda. Todas as ambulâncias que darão suporte aos grandes eventos passarão por rigorosa inspeção.

Para finalizar o Centro de Estudos, a integrante da Subsecretaria de Vigilância, Fiscalização Sanitária e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Marissol Figueiredo de Souza, apresentou a experiência da cidade do Rio de Janeiro com os grandes eventos que já recebeu, além daqueles que realizada todos os anos, como Carnaval, Réveillon da Orla de Copacabana e outros. De acordo com ela o Rio de Janeiro já possui experiência de atuação nos grandes eventos, e seu plano de ações inclui estratégias, prévias, durante e pós evento.

“As ações são desenvolvidas de forma integrada pelos diferentes segmentos da Subvisa como: alimentos, serviços e produtos para saúde, educação sanitária, saúde do trabalhador, controle de zoonoses e laboratório”, explicou. Marissol também destacou a importância do voluntariado e afirmou que sem eles seria impossível dar conta das demandas. A Copa das Confederações receberá cerca de 7 mil voluntários nas seis cidades sede e 4.500 voluntários nas cerimônias de abertura (Brasília) e encerramento (Rio de Janeiro). Para Copa do Mundo da Fifa serão cerda de 50 mil pessoas atuando nas cidades sede.


Seções Relacionadas:
Centro de Estudos

Nenhum comentário para: Vigilância sanitária prepara ações para eventos no país