Busca do site
menu

Lançado Portal do Livro Aberto em Ciência, Tecnologia e Inovação

ícone facebook
Publicado em:16/05/2013

O Portal do Livro Aberto em Ciência, Tecnologia e Inovação foi lançado na quarta-feira (15/5), em Brasília, no auditório do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/MCTI). O objetivo é reunir, divulgar e preservar as publicações oficiais da área editadas por órgãos dos poderes Executivo e Legislativo federais.

A página foi lançada com 527 publicações oficiais. Sua estrutura segue os temas da Estratégia Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) – como fármacos e complexo industrial da saúde; petróleo e gás; biotecnologia; nanotecnologia; biodiversidade; mudanças climáticas; oceanos e zonas costeiras; popularização da CT&I; e inclusão produtiva e social –, além de uma coleção sobre ciência da informação, área temática do projeto piloto, e uma amostra representativa das obras editadas pelo Ibict, ao longo dos seus quase 60 anos.

Para o coordenador-geral das Unidades de Pesquisa do MCTI, Carlos Oití, o novo portal do se insere em um programa que o instituto lançou no Brasil: o Acesso Livre à Informação, do qual ele se disse fã incondicional. “Este evento marca mais uma iniciativa de grande valor que deve ser bastante divulgada”, comentou. “Admiro muito as iniciativas e o esforço do pessoal do Ibict. Desde 1982, eu acompanho este instituto de perto e me lembro das fases não tão boas e das muito boas, sendo esta uma delas.”

O diretor do Ibict, Emir Suaiden, disse que as revistas eletrônicas são ricas em produção científica e que o instituto tem investido muito nessa informação. “Graças à garra que temos, conseguimos realizar muitos sonhos. Este portal é um novo sonho muito importante para o nosso país e para a comunidade científica brasileira. Estamos fazendo ressurgir a convicção de que a memória do nosso patrimônio científico cultural precisa ser preservada”, ressaltou Suaiden, que lembrou o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) à iniciativa e à instituição.

Informação de domínio público

A coordenadora-geral de Pesquisa e Produtos Consolidados do Ibict, Carmem Romcy, destacou que o portal é um serviço que se apoia nas diretrizes políticas para o desenvolvimento e a promoção da informação governamental de domínio público, resultado do Simpósio Internacional sobre o Acesso Livre e o Domínio Público de Dados Digitais e Informação para a Ciência, organizado em 2003 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Carmem explicou que a intenção é a de que a manutenção do site seja feita de forma colaborativa, com a participação dos ministérios, da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Leia mais.


Fonte: MCT
Seções Relacionadas:
Fique por Dentro

Nenhum comentário para: Lançado Portal do Livro Aberto em Ciência, Tecnologia e Inovação