Busca do site
menu

LabMep monitora saúde em grandes empreendimentos

ícone facebook
Publicado em:16/05/2013
O grupo responsável pelo Plano de Monitoramento Epidemiológico da Área de Influência do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) inaugurou, na sexta-feira (10/5), a nova instalação do Laboratório de Monitoramento Epidemiológico de Grandes Empreendimentos (LabMep) na Fundação Oswaldo Cruz. A solenidade reuniu o coordenador geral do projeto, Luciano Toledo, além de dirigentes da Fiocruz, alunos, colaboradores e pesquisadores da instituição. Entre os discursos, a certeza de que o protagonismo assumido pela fundação ao monitorar a situação de saúde na implantação de grandes empreendimentos deve ser tornar uma tendência nacional.

LabMep monitora saúde em grandes empreendimentos
Participaram do evento o vice-presidente de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde (VPAAPS/Fiocruz), Valcer Rangel, a vice-diretora de Pesquisa e Inovação Tecnológica da ENSP, Margareth Portela, a pesquisadora do Centro Latino-americano de estudos de Violência e Saúde Jorge Careli (Claves/ENSP), Edinilsa Ramos, o cartunista Mayrink e o pesquisador do Centro de Estudos da Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana da ENSP (Cesteh), Hermano Albuquerque de Castro, eleito diretor da ENSP para o quadriênio 2013-2017.

O LabMep é responsável pelo acompanhamento dos agravos considerados sensíveis à população, tendo em vista o que um grande projeto de desenvolvimento como o Comperj pode trazer para a região. São analisadas as transformações socioambientais, o aumento da violência, os acidentes de transporte, a ocupação dos espaços urbanos, o consumo de drogas e demais aspectos relacionados à saúde.  A nova instalação do Laboratório está localizada no contêiner ao lado esquerdo do Prédio da Expansão.

LabMep monitora saúde em grandes empreendimentos
Para a vice-diretora da ENSP, a iniciativa é motivo de orgulho para toda instituição. Ela destacou a abrangência e relevância política do plano. “Trata-se de um projeto que analisa os impactos dos grandes empreendimentos na saúde humana, mas também produz conhecimento, pois envolve um mestrado profissional. Uma iniciativa como essa deveria ser abordada na implantação de outros grandes empreendimentos do país”, disse a pesquisadora.

O pesquisador do Cesteh, Hermano Casto, afirmou que o projeto nasceu para enfrentar um dos grandes desafios do país. “Poucas vezes um projeto de grande empreendimento se preocupou com as condições de saúde das populações envolvidas. Estamos avançando na busca de antecipar os problemas que um projeto desse porte pode trazer. É uma iniciativa que veio pra ficar. Espero que a Fiocruz consolide ações como essa, que respeitam a cultura, a saúde e demais aspectos das populações envolvidas. Precisamos de desenvolvimento com saúde”.

A solenidade também marcou o lançamento da terceira edição dos Cadernos de Monitoramento Epidemiológico e Ambiental. Com o tema “Violência e Saúde”, a publicação foi desenvolvida pela equipe de pesquisadores do Centro Latino-Americano de Estudos de Violência e Saúde Jorge Carelli, e coordenada pela pesquisadora Edinilsa Ramos. Responsável pelos desenhos, o cartunista Mayrink admitiu que, mesmo após anos de trabalho na Fiocruz, o convite para elaborar os cadernos lhe trouxe um novo fôlego. “A proposta e abrangência do projeto envolvem diversas temáticas. Muita coisa acaba sendo nova para mim. Os desenhos fazem com que os leitores reflitam sobre o tema”, reconheceu o desenhista que anunciou o tema da próxima publicação: Movimentos Sociais e Saúde, coordenada pelo pesquisador Eduardo Stotz.

Na opinião de Valcer Rangel, o Labmep é de extrema importância para a ENSP, a Fiocruz e para o processo de desenvolvimento nacional. Ele destacou a inovação do projeto pela sua proposta metodológica e modelo de formação profissional. “O projeto é inovador em diversos aspectos. No campo da pesquisa, ensino, cooperação com governos, prefeituras, secretarias. O monitoramento epidemiológico de grandes empreendimentos deve funcionar como uma âncora para nós.”

LabMep monitora saúde em grandes empreendimentos
O pesquisador Luciano Toledo anunciou o desenvolvimento de uma publicação na área de saúde, ambiente e desenvolvimento, além de uma exposição cientifica do material produzido pelo cartunista Mayrink relacionado ao projeto.

Fotos: Ricardo Moura (LabMep) e Guilherme Kanno (ENSP)

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica

Nenhum comentário para: LabMep monitora saúde em grandes empreendimentos