Busca do site
menu

Teias lança site com foco na intersetorialidade

ícone facebook
Publicado em:03/05/2013

Isabela Schincariol

 

Teias lança site com foco na intersetorialidade

Transparência, comunicação, participação e responsabilidade são as palavras norteadoras do novo Portal do Território Escola Manguinhos –Teias, lançado nesta quinta-feira (2/5), na ENSP. Com a proposta de ser uma nova ferramenta de articulação entre a comunidade de Manguinhos, a ENSP/Fiocruz e todos os interessados, o site concentra e disponibiliza informações sobre o território, seus moradores, saúde, ensino, pesquisas, integrando parcerias.
 
Para Elyne Engstrom, coordenadora do Teias, o portal será um espaço de trocas de experiências, transparência, informação e comunicação, essenciais para uma gestão participativa e democrática na saúde. “É um espaço que potencializa novas formas de organização e relação entre gestores, profissionais, pesquisadores, alunos e população, e fomenta a integração de políticas públicas e participação cidadã. Além disso, fortalece ainda mais o nosso Conselho Gestor Intersetorial (CGI), um dos espaços do exercício da intersetorialidade”, afirmou a gestora.
 
A conselheira do CGI Michelle Oliveira, considerou que o portal será um importante instrumento para a gestão participativa. “Ele abrangerá a atuação da gestão do Teias, colaboradores, conselheiros e moradores para que possa se tornar uma ferramenta política para o enfrentamento dos determinantes sociais da saúde deste lugar em que vivemos, trabalhamos e sonhamos... Manguinhos!” 
 
Segundo Elyne, conhecer os determinantes e as necessidades de saúde, vulnerabilidades e riscos, planejar, integrar e agir coletivamente são fundamentais para o alcance dos resultados: uma saúde da família integral, 100% para Manguinhos. 
 
De acordo com a análise da coordenadora, a transformação do modelo de atenção primária, que ampliou acesso e qualidade, tornando as unidades de atenção primária a principal porta de entrada do SUS local, foi uma grande conquista. “Essa transformação foi fruto de um árduo trabalho realizado por muitos atores e teve foco em uma gestão territorial que priorizou conhecer as famílias, suas condições de vida e saúde e também lidar com as profundas transformações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC Manguinhos) na comunidade”, complementou ela. 
 
Essa nova ferramenta de comunicação possibilitará conhecer mais sobre a saúde da família de Manguinhos na Sala de Situação e, também, proporcionará maior acesso dos moradores às suas equipes. Outro grande avanço, destacou a gestora do Teias, é a possibilidade de os moradores de Manguinhos solicitarem, pelo portal, visitas e atendimentos da Equipe de Saúde da Família e de entrar em contato direto com a direção das clínicas.

Teias lança site com foco na intersetorialidade
 
Por meio de uma agenda pública, os interessados poderão acompanhar a realização de reuniões do CGI e do Conselho das Clínicas. Também poderão conhecer e participar das iniciativas de promoção da saúde, assim como de eventos e grupos comunitários, reuniões científicas, cursos, além de serem informados sobre resultados de pesquisas. Em breve, haverá informações sobre o Inquérito sobre condições de saúde e utilização de serviços em Manguinhos, pesquisa que está sendo desenvolvida pela Rede Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP-Teias), da Vice-Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da Fiocruz.
 
A prestação de contas técnica e financeira do Teias estará em acesso livre. Elyne comentou que os relatórios são instrumentos padronizados para prestação de contas do contrato de gestão e são enviados trimestralmente à Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro para avaliação dos gestores e auditores municipais. 
 
Os links das páginas eletrônicas dos colaboradores do Teias estarão disponíveis no Portal. Entre eles, os links da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Rede de Estações do Observatório de Tecnologias de Informação e Comunicação em Sistemas e Serviços de Saúde da cidade do Rio (Rede Otics), ENSP, Ministério da Saúde, Blog de Participação Cidadã, Cooperação Social da ENSP, Laboratório Territorial de Manguinhos (LTM/ENSP) e Ouvidoria Fiocruz.  
 
O espaço, concluiu Elyne, pretende ser dinâmico e integrador, incorporando a pluralidade do Teias. A coordenadora convidou todos a acessar o novo site (www.ensp.fiocruz.br/teias) e utilizar as ferramentas disponíveis. 


Nenhum comentário para: Teias lança site com foco na intersetorialidade