Busca do site
menu

Lato sensu ENSP: quatro cursos com inscrições abertas

ícone facebook
Publicado em:31/05/2013

Lato sensu ENSP: quatro cursos com inscrições abertasCom o objetivo de aprofundar conhecimentos e habilidades técnicas em setores específicos do saber, a ENSP está com inscrições abertas para quatro cursos de sua grade, entre especialização, aperfeiçoamento e atualização, oferecendo ao todo 120 vagas. Os cursos, que atraem estudantes brasileiros, latino-americanos e de países africanos de língua portuguesa (Palops), integram um programa de formação baseado em competências, que vem se mostrando fundamental para o aprimoramento do SUS e o fortalecimento das ações e serviços de saúde nas esferas local, nacional e, cada vez mais, global. Todas as inscrições devem ser feitas por meio da Plataforma Siga.

Especialização:

Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos

Estão abertas, até 10 de junho, as inscrições para o curso de especialização Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos, criado pelo Grupo Direitos Humanos e Saúde da ENSP. O objetivo é promover a discussão crítica das questões relativas às desigualdades sociais marcadas especificamente pelo viés de gênero e sexualidade, abrangendo recortes de raça e classe social, desenvolvendo competências gerais e específicas por meio da compreensão e debate dos conteúdos programáticos e corroborar o processo de educação, formação e aperfeiçoamento de profissionais das mais diversas áreas de atuação que se interessam ou que lidam com questões relativas a Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos no seu dia a dia profissional ou de militância política.

O curso é coordenado pelas pesquisadoras do Dihs/ENSP Vera Lucia Marques da Silva, Rita de Cássia Vasconcelos da Costa e Marise Freitas. São oferecidas 35 vagas aos profissionais das mais diversas áreas de atuação que trabalhem com questões relativas ao tema no seu dia a dia profissional ou de militância política. Possui 22 Unidades de Aprendizagem e participação em três sessões do Centro de Estudos do Dihs/ENSP com temas que promovem o debate sobre a temática, além da participação em, no mínimo, um evento ou grupo de militância em gênero, sexualidade ou direitos humanos.

Leia o edital completo aqui e faça sua inscrição.

Aperfeiçoamento:

Alimentação e Cultura

Estão abertas, até 6 de junho, as inscrições para o curso de aperfeiçoamento em Alimentação e Cultura. Coordenado pelas pesquisadoras Denise Cavalcante de Barros e Denise Oliveira e Silva, o objetivo do curso é capacitar profissionais de saúde para o entendimento dos significados dos aspectos socioculturais da saúde, especialmente os relacionados à alimentação e nutrição. Com isso, pretende contribuir para o exercício de uma prática humanizada com vistas à promoção da alimentação saudável e nutrição adequada. Há 30 vagas disponíveis. Para a inscrição, os candidatos devem preencher o formulário eletrônico disponível na Plataforma Siga.

Voltado para profissionais de saúde, áreas afins e alunos de pós-graduação, o curso foi organizado em três unidades de aprendizagem que procuram apresentar conceitos centrais teórico-metodológicos no campo das ciências sociais e humanas e sua interface com a alimentação. A abordagem pedagógica busca privilegiar a construção do conhecimento a partir da problematização dos conteúdos e das formas hegemônicas do pensar e do fazer da ciência. Serão desenvolvidas atividades por meio da comunidade virtual disponibilizada pela educação a distância (EAD).

Leia o edital completo aqui.

Atualização:

Leituras em Violência e Saúde

As inscrições para o curso de atualização Leituras em Violência e Saúde estão abertas até 9 de julho. O curso é voltado para profissionais de saúde e profissionais que trabalham com o tema da violência. Tem por objetivo fornecer ao aluno uma ampla visão sobre a violência no campo da saúde pública, por meio de um enfoque interdisciplinar, discutindo do ponto de vista teórico e prático os aspectos sociais, epidemiológicos, políticos e antropológicos que permeiam as questões relacionadas ao tema.

Coordenado pelas pesquisadoras Edinilsa Ramos de Souza e Patricia Constantino, estão disponíveis 25 vagas. O curso é teórico e prático. No bloco teórico, são cuidadosamente introduzidos, atualizados e discutidos conceitos e teorias, a partir de textos selecionados relativos a cada tema específico abordado. No bloco prático, são apresentadas experiências institucionais, de serviços e dos profissionais que lidam diretamente com as questões em foco, sobre as atuais formas de enfrentamento político e institucional da morbimortalidade por violências do país.

Leia o edital completo aqui e faça sua inscrição.

Políticas de Controle do Tabagismo

Estão abertas, até 7 de junho, as inscrições para o curso de atualização em Políticas de Controle do Tabagismo. Coordenado pelas pesquisadoras Silvana Rubano Barreto Turci e Vera Luiza da Costa e Silva, o curso pretende formar profissionais de saúde do SUS, principalmente aqueles que trabalham para a efetivação de políticas para o controle do tabaco nas secretarias estaduais e municipais de saúde. Os candidatos interessados deverão preencher o formulário eletrônico de inscrição disponível na Plataforma Siga.

O curso foi concebido para estimular o entendimento e incorporação nas práticas de saúde pública e de atenção básica à saúde do tema prevenção das doenças crônicas não transmissíveis. As aulas são presencias e buscam envolver os alunos por meio de palestras interativas com nomes de expressão no tema. O curso também visa oferecer informações básicas a profissionais da vigilância sanitária que atuam na área e aos técnicos que elaboram e implementam políticas públicas no setor da educação, legislação, economia, agricultura e meio ambiente, comunicação, jornalismo e relações internacionais, entre outras.

São oferecidas 30 vagas, destinadas a profissionais de nível superior (qualquer curso) e interesse nas áreas de saúde pública, economia e saúde, agricultura e meio ambiente, vigilância sanitária, direito, administração pública, comunicação em saúde, diplomacia em saúde e jornalismo.

Leia o edital completo aqui e faça sua inscrição.


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Lato sensu ENSP: quatro cursos com inscrições abertas