Busca do site
menu

Nova turma de mestrado na Argentina começa em 6/5

ícone facebook
Publicado em:16/04/2013

Nova turma de mestrado na Argentina começa em 6/5A Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) e a Administración Nacional de Laboratorios e Institutos de Salud da Argentina (Anlis) darão início à segunda turma do mestrado em Epidemiologia em Saúde Pública na Argentina. Serão 19 alunos, todos ligados ao governo daquele país. O curso, coordenado na ENSP pelas pesquisadoras Aline Nobre e Letícia Cardoso, iniciará em 6 de maio. As aulas, ministradas com a ida dos docentes da ENSP para lá, ocorrerão em módulos de uma semana por mês, com carga horária de 40 horas.

O mestrado busca fortalecer as áreas de recursos humanos e pesquisa da Argentina. Cabe à ENSP, por meio do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, montar o curso, as disciplinas, os orientadores e os seminários do mestrado. O bom desempenho da primeira turma, que formou 14 mestres em 2011, motivou a renovação da parceria e o desenvolvimento da segunda turma. “Também é importante ressaltar o suporte institucional para o desenvolvimento da nova turma, com apoio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia em Saúde Pública, da Vice-Presidência de Ensino, Informação e Comunicação e o Centro de Relações Internacionais em Saúde da Fiocruz (Cris)”, disse Letícia Cardoso.

O primeiro módulo do mestrado acontece de 6 a 10 de maio, com o tema Conceitos e Métodos em Epidemiologia. As disciplinas irão tratar de conceitos iniciais como medidas de frequência de doenças, medidas de associação em estudos epidemiológicos e causalidade em estudos epidemiológicos. As professoras responsáveis são as pesquisadoras Maria de Jesus e Mariza Theme. A abertura será realizada pela coordenadora do programa pela Anlis, a pesquisadora argentina Marta Vachino.

Os alunos terão orientação dos docentes da ENSP, mas também um coorientador em seu país. O Anlis tem uma história muito importante na área de saúde, biologia e biotecnologia na Argentina e passa por um momento de reconstrução e fortalecimento, apoiado pelo Ministério da Saúde do país. A parceria com o governo brasileiro visa à troca de tecnologias, pesquisa e formação de recursos humanos.

Confira a lista dos 19 alunos aprovados.



Diego Garcilazo
Félix Ramirez
Hugo Fernandez
Sebastián Genero
Elena Sarrouf
Fernando Andrés Hilal
Guillermo Barrenechea
Heloisa Silva
Juan Gonzalo Tomas
Mabel Moral
Romina Cuezzo
Andrea Perinetti
María Pía Buyayisqui
Soledad Beltrame
M. Gimena Luque
Ainelen Radosevich
M Eugenia Fandino
María Jimena Marro
Paulina Jacob

Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Nova turma de mestrado na Argentina começa em 6/5