Busca do site
menu

Pesquisadores da ENSP são contemplados em edital APQ 1

ícone facebook
Publicado em:11/04/2013

 O edital de Auxílio à Pesquisa da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), edição 2012.2, contemplou dois pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública. Adriana Régua, coordenadora de Serviços Ambulatoriais e Laboratoriais da ENSP, e Ariane Larentis, do Centro de Estudos do Trabalhador e Ecologia Humana da Escola, apresentaram, respectivamente, os projetos Marcadores de enteropatogenicidade em amostras de Escherichia coli isoladas de crianças indígenas - tribo Guarani, sul do Estado do Rio de Janeiro; e Aplicação de planejamento estatístico de experimentos no desenvolvimento de análise de metemoglobina como indicador de efeito da exposição crônica ao agrotóxico diflubenzuron em guardas de endemia do Estado do Rio de Janeiro.  

O resultado foi divulgado em 4 de abril pela Faperj. Os projetos aprovados são provenientes de 30 instituições científicas e tecnológicas sediadas no Estado do Rio de Janeiro. Os recursos aprovados somam pouco mais de R$ 7 milhões contra R$ 5,4 milhões da última edição, e as solicitações, por grande área de conhecimento, tiveram a seguinte distribuição: ciências biológicas, ciências exatas e da terra, ciências da saúde, ciências humanas, ciências agrárias, engenharias, ciências sociais aplicadas, e linguística, letras e artes.

Segundo o diretor científico da Faperj, Jerson Lima, apesar de a Fundação apresentar um leque amplo de editais, o APQ 1 reveste-se de importância, diferentemente dos programas induzidos que envolvem grupos mais numerosos de pesquisadores, já que seus recursos se destinam a projetos individuais. Para ele, um dos objetivos do APQ 1 é também conseguir atender a pesquisadores em diferentes fases de suas carreiras, inclusive os mais jovens.

O APQ 1

O APQ 1 é uma das mais tradicionais modalidades do programa básico de fomento da Faperj. Voltado a financiar projetos conduzidos por pesquisadores com grau de doutor ou equivalente, vinculados a instituições de ensino e pesquisa sediadas no Estado do Rio de Janeiro, o APQ 1 possibilita recursos para a aquisição de material permanente ou de consumo, serviços de terceiros, desde que eventuais, e demais itens essenciais ao desenvolvimento do projeto, de acordo com a concessão definida em cada termo de outorga. Para a execução do projeto, os contemplados tem 12 meses – contados a partir da liberação dos recursos financeiros – para seu desenvolvimento.

A cada ano ocorrem dois períodos de inscrição para o APQ 1 divulgados no Calendário de Bolsas e Auxílios, uma edição a cada semestre. A edição do primeiro semestre de 2013 tem previsão para 30 de maio, e os resultados a partir de agosto. Os pesquisadores com projetos aprovados precisam aguardar o contato da Fundação, via correio eletrônico, para a retirada de seus termos de outorga.

A listagem completa pode ser conferida aqui.


Seções Relacionadas:
Editais Pesquisa

Nenhum comentário para: Pesquisadores da ENSP são contemplados em edital APQ 1