Busca do site
menu

Rede de Escolas qualifica coordenadores do QualiConselhos

ícone facebook
Publicado em:11/04/2013

Rede de Escolas qualifica coordenadores do QualiConselhosCom o intuito de preparar coordenadores estaduais e pedagógicos no processo de implementação do Curso Nacional de Ativação para o Desenvolvimento da Prática do Controle Social no SUS (QualiConselhos), foi realizada, no Rio de Janeiro, uma oficina de qualificação voltada para esses profissionais. O encontro se propôs a preparar os coordenadores para as inovações implementadas no QualiConselhos, de forma que eles sejam capazes de visualizar seu papel estratégico na coordenação local/regional das atividades do programa.

O QualiConselhos é uma iniciativa da Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Saúde (CNS), em parceria com a Comissão Intersetorial de Educação Permanente para o Controle Social no SUS do CNS, a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP/MS), o Canal Saúde da Fiocruz, a Rede de Escolas e Centros Formadores em Saúde Pública e a Vice-Direção de Cooperação e Escola de Governo da ENSP/Fiocruz.

A oficina, ocorrida nos dias 9 e 10 de abril, contou a participação de integrantes do comitê gestor e do grupo de trabalho do QualiConselhos – Programa de Apoio à Política Nacional de Educação Permanente para o Controle Social no SUS.

A evolução do QualiConselhos

A transformação da primeira versão do Curso Nacional de Qualificação de Conselhos de Saúde em um programa é resultado de um grande e inclusivo processo de debates políticos setoriais entre os principais atores do campo da educação permanente para o controle social no SUS nos últimos dez anos. O QualiConselhos foi construído de forma a oferecer ações contínuas e articuladas de formação, a partir de uma formulação descentralizada de governança, que permite um salto qualitativo e materializa uma proposta ousada de formação para o estado no âmbito da política de saúde no Brasil.

O programa consiste em um conjunto de ações que envolve curso, estratégias, recursos e propostas pedagógicas voltados para estimular o protagonismo dos conselheiros na construção de sua própria formação política.

São exemplos dessas estratégias e recursos o Curso Nacional de Ativação para o Desenvolvimento da Prática do Controle Social no SUS, a formação das coordenações estaduais e pedagógicas para a ativação da prática dos conselheiros e conselheiras de saúde, os diagnósticos estaduais sobre a prática dos conselheiros e conselheiras de saúde, a minissérie Saúde em Cena e o ambiente virtual de aprendizagem.

Com informações de Luana Furtado e Alex Bica, da VDEGS/ENSP.


Seções Relacionadas:
Cooperação SUS

Nenhum comentário para: Rede de Escolas qualifica coordenadores do QualiConselhos