Busca do site
menu

Radis apresenta desafios de resgate do SUS

ícone facebook
Publicado em:01/04/2013
Radis apresenta desafios de resgate do SUSA reportagem de capa da edição de abril da Revista Radis (número 127) propõe reflexão acerca da construção do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos fatores que impedem seu pleno funcionamento. Ao adotar o verso da música ‘Comida’ (1987), dos Titãs, para a chamada de capa, a publicação expressa os anseios daqueles que nunca perderam de vista pontos cruciais que consolidariam o SUS brasileiro tal como foi concebido, mas até hoje, passadas mais de duas décadas após sua concepção, permanecem pendentes. “A gente quer inteiro, e não pela metade”, como diz a letra, que reflete a busca pela compreensão do que falta – e por que falta – ao SUS para que seu projeto se concretize.

A segunda parte da reportagem sobre o SUS aponta para a necessidade do resgate de um dos seus princípios de sustentação: a universalidade. “A universalização é o conceito mais poderoso que a saúde pública tem a oferecer”, atestou a diretora-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Margareth Chan, na Assembleia Mundial da Saúde de 2012, em Genebra, Suíça. No entanto, a questão proposta pela Radis é: de qual universalização estamos falando?

A Revista traz ainda outra reportagem intitulada ‘Anos de vida saudável nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável’, na qual discute como o embate conceitual de universalidade (sistemas universais e saúde como direito versus cobertura universal com seguros de saúde) vinha dando o tom das discussões da Saúde a respeito dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODSs).

A Radis de abril também destaca o avanço do Brasil na realização de mamografias pelo SUS, tendo examinado mais de um milhão de mulheres entre 50 e 69 anos no primeiro semestre de 2012. ‘O número representa aumento de 41% na realização de exames em comparação ao mesmo período de 2010’, diz a reportagem. Leia ainda as seções Comunicação e Saúde, Cartum, Súmula, Toques, Serviço e Pós-tudo. 

Fonte: Radis 127 - abril de 2013
Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Radis

Nenhum comentário para: Radis apresenta desafios de resgate do SUS