Busca do site
menu

Pesquisador da ENSP recebe Prêmio Oscar Niemeyer

ícone facebook
Publicado em:28/03/2013
 
Pesquisador da ENSP recebe Prêmio Oscar NiemeyerO pesquisador Odir Clécio da Cruz Roque, do Departamento de Saúde e Saneamento Ambiental (DSSA/ENSP), foi contemplado na II edição do Prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos – instituído pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ). Odir, que também é professor da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, orientou o projeto Proposta de medida compensatória ao emissário submarino do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj): implantação do esgotamento sanitário para a região de Itaipuaçu, Maricá/RJ, cujo foco está na proteção e melhoria das condições de vida da população local.

O projeto abordou questões de coleta, tratamento e destinação final de esgoto na cidade de Maricá, vislumbrando o crescimento populacional em virtude da proximidade com a capital do Rio de Janeiro e, principalmente, pela implantação do Comperj, localizado em Itaboraí/RJ. A previsão de início das atividades é 2014. Ele foi desenvolvido pelos alunos de graduação em engenharia civil da Uerj, Bruno da Costa Marins e Marta Guilhon Mattos, e orientado por Odir.

A proposta dos alunos é que o município e seus moradores recebam uma medida compensatória à utilização dos terrenos e do mar de Itaipuaçu. Segundo Odir, no município, não há rede coletora de esgoto, e os emissários, tanto terrestres quanto submarinos, construídos pelo Comperj passarão por dentro da cidade. “A ideia é aproveitar a oportunidade de resolução do problema de esgotamento sanitário do município utilizando o emissário não apenas como um simples lançador do efluente, mas também como um processo de tratamento primário desses resíduos e esgoto no próprio emissário”, explicou.

O projeto foi totalmente desenvolvido em programas e sistemas computacionais, com soluções próprias para a região. Objetiva proteger a população local levando em consideração o meio ambiente, a saúde e a qualidade de vida da população, pois a região carece de saneamento. Odir detalhou que este é um projeto de difícil cálculo de cotas, uma vez que a localidade é mais baixa que a própria cota do mar, ou seja, fica abaixo do nível do mar. “Sua ideia não é apenas fazer parte da engenharia, mas sim tentar atender à população no que se refere às questões de saúde por meio do saneamento, pois ele diminuirá também o impacto de contaminação e recontaminação da água”, detalhou Odir.
 
Pesquisador da ENSP recebe Prêmio Oscar NiemeyerPara o pesquisador da ENSP, receber um prêmio é sempre maravilhoso; significa o reconhecimento de uma vida de trabalho. “Venho trabalhando em diferentes projetos na área da Engenharia Sanitária há muitos anos, mas o reconhecimento é estimulante”, descreveu Odir, dizendo ainda que este foi o único trabalho da Uerj premiado na categoria Engenharia.

O Prêmio Oscar Niemeyer de Trabalhos Científicos e Tecnológicos do Crea-RJ foi instituído em 2011. Seu objetivo é reforçar os relacionamentos institucionais e valorizar entidades de ensino, professores e alunos, divulgando e incentivando a produção acadêmica. Para tanto, ele seleciona os melhores trabalhos de conclusão de curso, com valor acadêmico e/ou potencial mercadológico, nas áreas de Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, incluindo tecnólogos e técnicos de nível médio.

Seções Relacionadas:
Divulgação Científica Pesquisa Prêmios

Pesquisador da ENSP recebe Prêmio Oscar Niemeyer

1 comentários
MARCOS BARBOSA DE SOUZA
29/03/2013 10:47
Caro Odir, Ficamos muito felizes ao tomarmos conhecimento da justa homenagem prestada, que traduz o reconhecimento pelo árduo trabalho desenvolvido por você em prol da Saúde Pública, do meio ambiente e pela sociedade, trabalho este feito com enorme competência e por nós testemunhado. Parabéns pelo reconhecimento. Sem dúvida isso reflete seu profissionalismo e seu bom caráter. Atenciosamente Marcos Barbosa de Souza Chefe do DCB.