Busca do site
menu

Cidade de Deus recebe evento sobre tuberculose

ícone facebook
Publicado em:26/03/2013

Cidade de Deus recebe evento sobre tuberculoseAnualmente, 24 de março é lembrado como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. Neste ano, para marcar a data, o Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF/ENSP/Fiocruz) realizará a III Mostra ENSP de Mobilização Nacional na Luta contra a Tuberculose. O evento ocorrerá na próxima quarta-feira (27/3), às 9 horas, no Centro Municipal de Saúde Hamilton Land, localizado na Cidade de Deus. Em 2013, a mostra contará com a parceria das Secretarias Municipais de Educação e Saúde, com o objetivo de ampliar o alcance das informações sobre o tema. A Cidade de Deus situa-se numa área geográfica com alta taxa de incidência da doença. Assim, o evento será uma oportunidade para disseminar conhecimento sobre as formas de prevenção e a importância do diagnóstico precoce.

Estandes divulgarão atividades da coordenação de saúde da Área Programática 4, da coordenação da 7ª Coordenadoria Regional de Educação e do Hélio Fraga. Haverá também premiações e entrega de certificados aos alunos da rede pública de educação que participaram de concurso de cartazes e redação sobre tuberculose.

Para o chefe substituto do serviço de ensino e pesquisa do Hélio Fraga, Otávio Maia Porto, “a parceria com a educação nos coloca em contato com atores cuja principal missão de seu exercício profissional é a disseminação de conhecimento, por meio da utilização de uma rede de parceiros, com ampla possibilidade de propagação dos saberes que pretendemos difundir”.

Dados do Ministério da Saúde indicam a notificação de 73 mil casos novos, com 4,6 mil mortes em 2010. O Brasil ocupa a 17º posição entre os 22 países de alta carga. A tuberculose é a quarta causa de morte por doenças infecciosas e é a primeira entre as doenças infecciosas definidas dos pacientes com Aids.

Dia Mundial de Combate à Tuberculose

Promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Dia Mundial de Combate à Tuberculose foi idealizado para aumentar a consciência da população de todos os países sobre o impacto da doença no mundo e falar sobre as medidas de prevenção e controle que estão ao alcance de qualquer pessoa. Além de trazer à tona um assunto muitas vezes negligenciado pela mídia, o poder público e a população, a data é uma maneira de mobilizar o compromisso político e social para mais atenção na área da prevenção, da educação e do controle. Apesar de curável, a doença está atrás apenas do HIV/Aids em casos de fatalidade causada por um único agente infeccioso.

O tema de 2013 é Acabe com a tuberculose na minha geração. O lema da campanha é: "Desafie o mundo a fazer mais sobre a TB" e "Diga ao mundo o que você fará sobre isso". A OMS tem batalhado pelo progresso rumo às metas globais de redução de novos casos de tuberculose e de mortes causadas pela doença. Em outubro do ano passado (data de publicação do relatório de acompanhamento anual), a entidade comemorou o fato de que, entre 1990 e 2011, o número de mortes havia diminuído 41%. Sem tanta alegria, o mesmo relatório mostrava que, com todos os esforços por prevenção e controle, 8,7 milhões de pessoas adoeceram com tuberculose em 2011, e 1,4 milhão de pessoas morreram em decorrência da doença. Embora haja motivo para comemorar nas duas últimas décadas, o fato de existirem 10 milhões de crianças órfãs no mundo, como resultado da morte de seus pais pela doença, não permite muita festa.

Serviço

O Centro Municipal de Saúde Hamilton Land localiza-se na Rua Edgar Werneck 1.601, Cidade de Deus, Rio de Janeiro.

 
Cidade de Deus recebe evento sobre tuberculose


Nenhum comentário para: Cidade de Deus recebe evento sobre tuberculose