Busca do site
menu

Medicina de família é tema de abertura de residência

ícone facebook
Publicado em:06/03/2013

Medicina de família é tema de abertura de residênciaSaúde da família: a oportunidade de ser com os outros foi o tema da abertura da residência em Medicina de Família e Comunidade, ocorrida na segunda-feira (4/3), no salão internacional da ENSP. No evento de boas-vindas aos residentes, o professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) Julio Wong Un foi o conferencista. Em sua palestra, ele alertou aos futuros especialistas em Medicina de Família e Comunidade que as experiências diárias de vida influenciarão bastante a vida profissional de cada um. “Não há como fazer medicina da família e comunidade sem envolvimento. É preciso estar no ato por inteiro, conhecer todos que estão a sua volta e que serão parte do seu dia, do seu trabalho e da sua vida”, avisou o professor, que é doutor em Saúde Pública pela ENSP.
 

Estiveram presentes, na abertura, a vice-diretora de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico, Margareth Portella, a chefe do Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, Emília Correa, e a coordenadora da Residência do Centro de Saúde, Regina Daumas. Após saudar os novos residentes em nome da ENSP, Margareth destacou a importância das seguintes unidades da Escola: Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF), Centro de Referência Professor Hélio Fraga (CRPHF) e a área ambulatorial do Centro de Estudo em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh). A chefe do CSEGSF, Emília Correa, ressaltou a importância do papel principal do Centro: servir ao Sistema Único de Saúde.

 

Medicina de família é tema de abertura de residência



O início da palestra de Julio Wong Un abordou sua vida pessoal. Nascido no Peru, numa cidade na fronteira com o Chile, próxima ao Deserto do Atacama, as experiências vividas ao longo dos anos foram fundamentais para o desenvolvimento de sua profissão. “O trabalho em uma área rural andina me fez aprender a dialogar com os outros, algo que é fundamental em nossa profissão. Será comum, por exemplo, vocês trabalharem em áreas de violência. Assim, é preciso que lidem bem com isso”, explicou. Para o professor, o grande diferencial dos alunos da residência de Medicina de Família e Comunidade é que eles não querem estar entre as quatro paredes do hospital. “O diferencial de vocês está em ir além.”
 

O professor abordou também a antropologia da saúde, seu principal tema de estudo. Segundo ele, trabalhar essa temática consiste em quebrar estereótipos, uma difícil tarefa no campo da medicina. “Quando fazemos medicina comunitária, temos muitos estereótipos para quebrar dentro e fora de nós mesmos. É um grande desafio, pois se trata de mudar nós mesmos. O médico da comunidade é muito importante para as populações isoladas, é uma necessidade vital. A maioria dessas pessoas não tem nada, e o nosso atendimento, a nossa proximidade é muito especial para elas. Isso vai muito além de ser médico e de fazer medicina. Nenhuma disciplina, de nenhum curso no mundo, preparará vocês para isso”, destacou ele.
 

Por fim, Julio expôs aos alunos que, no momento em que se chega à comunidade para praticar tudo o que se aprendeu na residência, os alunos se dão conta de que existem diversas situações inesperadas, com as quais não aprenderam a lidar. Exatamente nesse momento, o profissional terá certeza se escolheu ou não a residência correta. “O tema compartilhado com vocês foi a aprendizagem com o outro. E o escolhi exatamente porque a residência se trata disso. Em todo momento, vocês aprenderão com o outro e a lidar com todas as situações ao seu redor.” Segundo o professor, o diálogo entre os profissionais é fundamental na aprendizagem com o outro, a fim de beneficiar sempre o paciente. Por fim, apresentou aos alunos a Educação Popular em Saúde, criada entre as décadas de 1940 e 1950, atualmente em foco, por conta de políticas nacionais.


Seções Relacionadas:
Sessões Científicas

Medicina de família é tema de abertura de residência

1 comentários
ALINE MONTEIRO AMARO
06/03/2013 21:45
A medicina de família em residência vai ser mais uma oportunidade de crescimento da saúde em todo o território Brasileiro e mais oportunidade de trabalho para os profissionais de saúde