Busca do site
menu

Prêmio José Reis 2013: inscrições até 17 de maio

ícone facebook
Publicado em:25/03/2013

Prêmio José Reis 2013: inscrições até 17 de maioConcedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica é destinado aos que contribuíram significativamente para tornar a Ciência, a Tecnologia, a Pesquisa e a Inovação mais conhecidas do público. A inscrição para a 33ª edição do prêmio está aberta até 17 de maio.

Neste ano, a categoria contemplada é Divulgação Científica e Tecnológica. Ela premiará o pesquisador ou escritor que atua como divulgador da ciência, tecnologia e inovação para o grande público. O agraciado proferirá uma conferência sobre sua contribuição para o conhecimento público da CT&I durante a reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

As inscrições podem ser efetuadas pelo próprio candidato ou seu representante legal, ou por indicação de dirigentes de entidades públicas ou privadas, em conformidade com o regulamento disponível no site http://www.premiojosereis.cnpq.br.

O prêmio é concedido anualmente pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e se destina às iniciativas que contribuam significativamente para tornar a Ciência, a Tecnologia e a Inovação conhecidas do grande público. Foi criado em 1978, em homenagem ao médico, pesquisador, jornalista e educador José Reis.

José Reis – Nascido no Rio de Janeiro em 1907, sua formação acadêmica incluiu os melhores centros nacionais, como a Faculdade Nacional de Medicina (1925-30) e o Instituto Oswaldo Cruz (1928-29). Especializou-se em virologia (1935-36), no Rockefeller Institute, em Nova York. Foi diretor do Instituto Biológico de São Paulo; como pesquisador realizou diversos trabalhos em Ornipatologia, tornando-se especialista em doenças de aves.

Em 1947, o professor José Reis começou a publicar artigos de divulgação científica no jornal Folha da Manhã. Esses artigos foram importantes para sua trajetória profissional, que inclui a criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ajudou a fundar em 1948. José Reis conseguiu aliar uma importante carreira como pesquisador de renome internacional ao trabalho de explicar ciência de modo didático por meio da imprensa. Faleceu no dia 16 de maio de 2002, aos 94 anos.


Fonte: CNPq
Seções Relacionadas:
Prêmios

Nenhum comentário para: Prêmio José Reis 2013: inscrições até 17 de maio