Busca do site
menu

ENSP recebe Asa Laurell para videoconferência

ícone facebook
Publicado em:19/02/2013

ENSP recebe Asa Laurell para videoconferênciaNa quarta-feira (20/2), a Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (ENSP) receberá Asa Cristina Laurell, uma das pesquisadoras mais representativas da corrente da medicina social latino-americana. Autora de 10 livros e mais de 50 artigos publicados em revistas científicas, Asa participará de uma videoconferência no âmbito do mestrado profissional em Saúde Global e Diplomacia da Saúde. A atividade ocorrerá simultaneamente na ENSP e na Fiocruz Brasília e contará com a interação dos alunos do curso e de outros convidados. Restrito a esses participantes, o evento dá continuidade à iniciativa realizada desde o ano passado, quando a Escola recebeu o cientista político e professor da UFRJ José Luis Fiori, para ministrar a primeira aula oferecida na instituição por meio da nova tecnologia.

Essa tecnologia possibilita à ENSP ampliar seu alcance e, mais uma vez, inovar na área da educação em saúde. Além disso, a realização de videoconferências permite, posteriormente, disponibilizar as aulas em acesso aberto, no canal da ENSP no YouTube, como ocorreu com a aula ministrada por Fiori, que está disponível para qualquer interessado.

Conheça Asa Cristina Laurell

 

ENSP recebe Asa Laurell para videoconferênciaReconhecida como uma das pesquisadoras mais representativas da corrente da medicina social latino-americana, Asa Cristina Laurell é autora de 10 livros e mais de 50 artigos publicados em revistas científicas. Graduou-se em Medicina pela Universidade de Lund (Suécia) e obteve o grau de mestre em Saúde Pública pela Universidade da Califórnia, em Berkeley (EUA), especializando-se em epidemiologia.
 

De 1972 a 1974, coordenou pesquisa sobre problemas socioeconômicos nas áreas de cortiços da cidade do México. Professora, pesquisadora e coordenadora do curso de pós-graduação de Medicina Social na Universidade Autônoma Metropolitana de Xochimilco, na cidade do México, ela desenvolve estudos sobre as relações de trabalho e saúde.

Sobre o mestrado profissional em Saúde Global e Diplomacia da Saúde

Coordenado pela pesquisadora Célia Almeida, o curso é realizado com a colaboração da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e de várias outras instituições, internas e externas à Fiocruz. Ele foi concebido na perspectiva de estreitar o diálogo entre as áreas de saúde, diplomacia e relações internacionais e atender às necessidades do cotidiano de trabalho dos profissionais dessas áreas, além de estimular a produção de conhecimentos voltada para esse diálogo. Pretende-se, ainda, contribuir para o fortalecimento da cooperação internacional do Brasil em saúde, sobretudo entre os países em desenvolvimento.


Seções Relacionadas:
Ensino ENSP Internacional

Nenhum comentário para: ENSP recebe Asa Laurell para videoconferência