Busca do site
menu

Ouvidoria da Saúde faz escuta sobre acesso do campo ao SUS

ícone facebook
Publicado em:18/02/2013

Ouvidoria da Saúde faz escuta sobre acesso do campo ao SUSParceria entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e a Ouvidoria Geral do Sistema Único de Saúde (SUS) é pioneira em desenvolver ouvidoria itinerante sobre o acesso e a satisfação dos povos do campo no SUS. A ouvidora ativa é uma modalidade de escuta direta com os usuários do sistema, todavia até então tem sido feita mediante consulta telefônica. Para os povos do campo, a escuta foi in locus.

Por meio de questionários e falas abertas, cerca de 90 trabalhadores e trabalhadoras rurais tiveram a oportunidade de expressar suas reclamações, denúncias, dúvidas e elogios sobre o SUS na Oficina de Escuta Itinerante do Estado de Pernambuco. Realizado pela Fetape e Contag, com o apoio do Ministério da Saúde, o evento ocorreu nos dias 5 e 6 de fevereiro, no Centro Social da Federação, em Carpina (PE). As próximas escutas ocorrerão em Viana (ES), Borba (AM), Curitiba (PR) e Campo Grande (MS), para onde se deslocarão os participantes: mulheres e homens do campo, incluindo conselheiros(as) de saúde, com idade entre 16 e 80 anos.

Entre os problemas mais citados pelo público mobilizado, estão as filas, a demora no resultado dos exames, a chegada das drogas no campo (maconha), a estrutura precária dos hospitais do interior, falta de médicos em quantidade suficiente para atender a população e deficiência nas ações de educação preventiva, principalmente para as mulheres. A falta de saneamento básico é comum. Faltam fossas até mesmo em casa de agentes comunitários de saúde e jovens que apostam na agroecologia.

Leia mais
.

 


Fonte: Blog da Saúde
Seções Relacionadas:
Reforma Sanitária

Nenhum comentário para: Ouvidoria da Saúde faz escuta sobre acesso do campo ao SUS