Busca do site
menu

Educação permanente: foco da Clínica Victor Valla

ícone facebook
Publicado em:15/02/2013
Educação permanente: foco da Clínica Victor VallaEm 2012, a Clínica da Família Victor Valla encerrou as atividades do ano com 16.825 usuários e 5.232 famílias cadastradas, distribuídas em seis equipes da Estratégia Saúde da Família. Segundo o gerente da clínica, Alex Mello, a clínica centrou-se, em 2012, na qualificação da atenção prestada à população de Manguinhos. "Houve um trabalho intenso pela educação permanente, linhas de cuidado com a saúde da criança, atenção ao pré-natal, vigilância da tuberculose, saúde mental e acolhimento. Foram realizadas inúmeras oficinas de trabalho com as equipes e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família, além de apoiadores do Teias Manguinhos", disse.

Segundo Alex, a clínica passou pela primeira visita de supervisão do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), que rendeu forte experiência e ampliação na melhoria da qualidade, além de implantar o terminal eletrônico de satisfação do usuário e um polo-sentinela para influenza vinculado à 10ª Região Administrativa do município do Rio de Janeiro.

A Clínica da Família Victor Valla integra a iniciativa Teias-Escola Manguinhos e foi inaugurada em abril de 2010. Seu nome é uma homenagem ao pesquisador da ENSP Victor Vincent Valla, cuja trajetória de mais de 40 anos de engajamento político e de trabalho com os pobres, atuando diretamente com os segmentos mais miseráveis da população, conciliou saber científico e experiência popular.
 
No último trimestre de 2012, a clínica recebeu sua sétima equipe de saúde. A nova equipe é da modalidade Consultório na Rua, que atende, particularmente, os usuários não domiciliados no território Manguinhos, buscando ampliar o acesso aos usuários de drogas e moradores de rua que representam a realidade local. Além disso, realizou 14.425 visitas domiciliares pelos agentes comunitários de saúde (ACS), 16.828 consultas médicas e 10.620 consultas de enfermagem.
 
Alex Mello acrescentou que houve a ampliação de profissionais capacitados no apoio ao combate do tabagismo. A contribuição com a formação para o Sistema Único de Saúde (SUS), por meio da preceptoria de residência médica, pela parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a ENSP, e também com a residência multiprofissional em Saúde da Família, pela ENSP, e com os alunos internos de enfermagem e medicina da UFRJ, pelo Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), ganharam destaque em 2012.
 
De acordo com o gerente, a clínica recebeu visitas de alunos e profissionais estrangeiros que queriam conhecer e estudar as práticas de saúde no âmbito da atenção básica do SUS. A clínica também fez parte de inúmeras pesquisas em saúde vinculadas à rede do Programa de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Saúde Pública (PDTSP – Teias), uma iniciativa da Fiocruz. Ações intersetoriais de mobilização comunitária ocorrem periodicamente na clínica, em parceria com o Conselho Gestor Intersetorial (CGI), que, com as equipes, promove fóruns nas comunidades em prol da ampla divulgação dos resultados e pactuações estratégicas. 
 
No ano de 2012, a clínica realizou quase 15 mil visitas domiciliares pelos ACS, 11 mil consultas de enfermagem e mais de 17 mil consultas médicas. Veja os números de atendimento da Clínica da Família Victor Valla em 2012:
 
14.425 visitas domiciliares pelos agentes comunitários de saúde
10.620 consultas de enfermagem
16.828 consultas médicas (geral)
1.041 coletas de material para exame citopatológico de colo uterino
243 consultas de casos de tuberculose, com identificação de casos novos
1.635 consultas para acompanhamento de puericultura
1.811 consultas de pré-natal
1.395 consultas/atendimento domiciliar
759 primeiras consultas odontológicas (acesso ao dentista)

Seções Relacionadas:
Assistência

Nenhum comentário para: Educação permanente: foco da Clínica Victor Valla