Busca do site
menu

Editais apoiam estudo do idoso e inovação em biotecnologia

ícone facebook
Publicado em:14/02/2013

A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) investirá mais R$ 9 milhões em dois projetos na área da saúde. Por meio da divulgação dos editais do Apoio aos Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Biotecnológica em Saúde Humana no Estado do Rio de Janeiro e do Apoio ao Estudo de Temas Relacionados à Saúde e Cidadania de Pessoas Idosas (Pró-Idoso), a Fundação dá seguimento ao cronograma de 2013 e abre inscrições para esses dois programas.

O programa de Apoio aos Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Biotecnológica em Saúde Humana no Estado do Rio de Janeiro - 2013 visa ao desenvolvimento de produtos inovadores na área de biotecnologia, incluindo fitoterápicos, para aplicação nas indústrias farmacêuticas e de produção de ativos biotecnológicos; marcadores moleculares na área de biotecnologia para aplicação nas indústrias farmacêuticas e produção de ativos biotecnológicos; testes diagnósticos para detecção de doenças infecciosas, inflamatórias, tumorais, degenerativas e genéticas; e produtos para terapia celular. O programa financia a execução de projetos que objetivem a realização de testes pré-clínicos ou clínicos, nas fases I, II e III.

Podem submeter propostas empresas brasileiras sediadas no estado, em cooperação ou não com instituições científicas e tecnológicas (ICTs) brasileiras, voltadas, entre outras finalidades, a atividades de pesquisa básica ou aplicada para o desenvolvimento científico e tecnológico. O prazo para submissão de propostas é até o dia 11 de abril.

Confira aqui o edital completo.

Como forma de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas que tenham como alvo a população fluminense de terceira idade, o edital Apoio ao Estudo de Temas Relacionados à Saúde e Cidadania de Pessoas Idosas - 2013 (Pró-Idoso - 2013) conta com R$ 5 milhões para incentivar projetos em parceria com o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe), vinculado à Secretaria de Estado de Saúde.

O programa abrange dois leques de temas:

1. Gestão em saúde do idoso, que compreende ferramentas de informática para auxílio diagnóstico em doenças associadas ao envelhecimento; efetividade de intervenções sobre quedas no idoso; efetividade de estratégias para suporte a autonomia do idoso; hospitais de cuidados continuados; redução no tempo de internação em emergências; trauma no idoso; fisiologia da marcha e atividade física do idoso; redução no tempo de internação por fraturas; indicadores de eficiência de programas para os idosos na atenção básica; desospitalização; eficácia de intervenções para adesão a medicamentos; cuidados paliativos; saúde bucal; estudos de custo-efetividade de fármacos para idosos; educação a distância em saúde do idoso; conhecimento, prática e atitude no atendimento à saúde do idoso; doenças crônico-degenerativas no idoso (hipertensão, diabetes, demência, depressão); estudos de coorte em populações de baixa e média escolaridade; estudos genéticos ligados ao envelhecimento; estudos com células-tronco em doenças associadas ao envelhecimento; e aspectos nutricionais no envelhecimento;

2. Políticas públicas, abrangendo estudos de intervenção em serviços para idosos, em instituições e na comunidade; acessibilidade e utilização de fármacos por idosos na rede pública; centros de referência nos municípios; direito do idoso; polos de atenção secundária; ferramentas de internet para mobilização social na área do envelhecimento; demandas para instituições de longa permanência para idosos; memória social e envelhecimento; organizações, mercados e envelhecimento; efetividade de programas baseados no enfoque "amigo do idoso"; arquitetura, segurança, mobilidade e acessibilidade urbana para o idoso; e estereótipos dos idosos na mídia fluminense.

Podem submeter projetos equipes formadas por pesquisadores vinculados a instituições de ensino e pesquisa sediadas no estado, entre os quais deverá ser nomeado um coordenador, responsável pela submissão da proposta. O prazo para inscrição de projetos encerra no dia 4 de abril.

Confira a íntegra do edital Pró-Idoso - 2013.

(Com informações do Jornal da Ciência)


Seções Relacionadas:
Editais

Nenhum comentário para: Editais apoiam estudo do idoso e inovação em biotecnologia