Busca do site
menu

Cursos ENSP: inscrições abertas para aperfeiçoamento e atualização

ícone facebook
Publicado em:14/02/2013

Aprofundar conhecimentos e habilidades técnicas em setores específicos do saber. Com esse objetivo, a ENSP abre inscrições para um curso de aperfeiçoamento e dois de atualização. Os cursos, que atraem estudantes brasileiros, latino-americanos e dos países africanos de língua portuguesa (Palops), integram o programa de formação baseado em competências. O programa é fundamental para o aprimoramento do SUS e o fortalecimento das ações e serviços de saúde nas esferas local, nacional e, cada vez mais, global. Todas as inscrições devem ser feitas por meio da Plataforma Siga.

Curso de aperfeiçoamento Alimentação e Cultura

As inscrições estão abertas até 6 de junho. O curso será coordenado pelas pesquisadoras Denise Cavalcante de Barros (ENSP/Fiocruz) e Denise Oliveira e Silva (Fiocruz Brasília). Seu objetivo é capacitar profissionais de saúde para o entendimento dos significados dos aspectos socioculturais da saúde, especialmente os relacionados à alimentação e nutrição, na perspectiva de contribuir para o exercício de uma prática humanizada com vistas à promoção da alimentação saudável e nutrição adequada.

O curso foi organizado em três unidades de aprendizagem que procuram apresentar conceitos centrais teórico-metodológicos no campo das ciências sociais e humanas e sua interface com a alimentação. A abordagem pedagógica busca privilegiar a construção do conhecimento a partir da problematização dos conteúdos e das formas hegemônicas do pensar e do fazer da ciência. Serão desenvolvidas atividades por meio da comunidade virtual disponibilizada pela EAD.

Confira aqui
o edital e inscreva-se.

Cursos de atualização:

Prevenindo Doenças Crônicas Não Transmissíveis: tabaco, álcool, hábitos alimentares e atividade física

As inscrições estão abertas até 21 de fevereiro. Com 20 vagas disponíveis, o objetivo do curso é estimular o entendimento e a incorporação, nas práticas de saúde pública e de atenção básica à saúde, do tema prevenção das doenças crônicas não transmissíveis.

Coordenado pelos professores Luiz Antonio Bastos Camacho e Vera Luiza da Costa e Silva, o curso pretende mostrar aos alunos como reconhecer a importância dos fatores de risco envolvidos nas doenças crônicas não transmissíveis, com particular ênfase nos fatores passíveis de prevenção por meio de políticas públicas. A atividade também tenciona ensinar o marco teórico da prevenção e promoção da saúde, suas principais estratégias e impacto de programas multidisciplinares em diversos contextos, com ênfase em tabaco, álcool, atividade física e hábitos alimentares saudáveis.

Para ler o edital e fazer inscrições, clique aqui.

Fundamentos da Experiência Psicanalítica

As inscrições estão abertas até 4 de março. O curso é coordenado pela pesquisadora da ENSP Clarice Gatto, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh), e seu objetivo é contribuir para uma perspectiva crítica entre a teoria e a prática, dilema muito frequente atribuído aos percalços do trabalho em ambulatório. Além disso, o curso pretende propiciar aos participantes a reflexão sobre os conceitos fundamentais na abordagem do trabalho da psicanálise e fornecer referências teóricas que orientem as ações na atenção à saúde, em especial na saúde dos trabalhadores em ambulatórios da rede pública de saúde.

A atualização é voltada para profissionais de nível superior que articulem o exercício de seu trabalho (clínico) ao saber da psicanálise, especialmente médicos, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros e terapeutas ocupacionais. Os interessados em participar devem conferir o edital e efetuar sua inscrição na página eletrônica da Plataforma Siga.


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Cursos ENSP: inscrições abertas para aperfeiçoamento e atualização