Busca do site
menu

ENSP contabiliza mais de 200 defesas em 2012

ícone facebook
Publicado em:08/02/2013
ENSP contabiliza mais de 200 defesas em 2012Em 2012, a ENSP ultrapassou a marca de 200 defesas de mestrado e doutorado. Os trabalhos defendidos nos quatro programas - Saúde Pública; Saúde Pública e Meio Ambiente; Epidemiologia em Saúde Pública; e Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva - contabilizaram 211 teses e dissertações. Em destaque, o crescimento das defesas no mestrado profissional (MP) da Escola. "É bastante significativo que, no ano de 2012, 42% das defesas de dissertações sejam no MP. Assim, a formação nessa modalidade está ocorrendo em tempo bastante adequado aos projetos que a originaram e com pouca perda de alunos. Embora a maior demanda tenha sido para área de Saúde Pública, os demais programas seguem credenciados para oferecer a modalidade neste triênio”, reconheceu a vice-diretora de Pós-Graduação da ENSP, Maria Helena Mendonça.

No último ano, o Programa de Saúde Pública da ENSP registrou 53 defesas no mestrado profissional, 54 no mestrado acadêmico e 36 teses defendidas no doutorado. Já o Programa de Saúde Pública e Meio Ambiente teve 12 dissertações defendidas no mestrado acadêmico e 7 no doutorado. Na pós-graduação em Epidemiologia em Saúde Pública foram 13 dissertações defendidas no mestrado profissional, 17 no mestrado acadêmico e 14 no doutorado. O mais novo programa de pós-graduação da Escola, o de Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva, criado em 2009, teve cinco defesas de mestrado.

Em 2012, a pós-graduação da Escola contabilizou 88 defesas de mestrado acadêmico (MA) nos 4 programas. Esses dados, segundo Maria Helena, se relacionam ao número de vagas oferecidas pelos programas. “O MA dos quatro programas ainda capta um número maior de alunos a cada ano e vêm seguindo fluxo contínuo de expansão respeitando a oferta de vagas anuais. Embora, no Programa de Saúde Pública, ainda tenhamos tempo de duração médio de 26 meses, nos demais programas se mantêm o tempo de duração de 24 meses”, disse.

ENSP contabiliza mais de 200 defesas em 2012

A ENSP, em 2011, ultrapassou a casa das 2 mil defesas, totalizando 2.212 trabalhos apresentados ao longo de sua trajetória. Com a marca de 2012, a Escola se aproxima das 2.500 defesas em toda a sua pós-graduação stricto sensu. “Estamos bastante satisfeitos com os resultados apresentados e confiantes que a reestruturação efetuada até este momento vem consolidando novos modelos de gestão do trabalho acadêmico e aprimorando as concepções teórico-metodológicas dos projetos de pesquisa dos discentes dentro das linhas e grupos de pesquisa da ENSP", celebrou a vice-diretora de pós-graduação.

Corpo docente qualificado

A pós-graduação stricto sensu da ENSP foi reconhecida pela Capes oficialmente em 1977, e o número de trabalhos traz à luz o impacto e a importância da Escola na formação e capacitação profissional para o país. As defesas realizadas na ENSP desde 2004 estão disponíveis, inclusive para download, no banco de teses e dissertações da Fiocruz. Todas as informações sobre os cursos da ENSP podem ser obtidas em nosso Portal: áreas de concentração, linhas de pesquisa, docentes, disciplinas oferecidas, calendário acadêmico e matrícula. As inscrições em nossos cursos são realizadas por meio da Plataforma Siga.


Seções Relacionadas:
Defesas ENSP Ensino

Nenhum comentário para: ENSP contabiliza mais de 200 defesas em 2012