Busca do site
menu

Centro de Saúde comemora Dia da Não Violência

ícone facebook
Publicado em:30/01/2013

Centro de Saúde comemora Dia da Não ViolênciaComemorado em 30 de janeiro, o Dia da Não Violência foi instituído em razão da morte do líder indiano pacifista Mahatma Gandhi, que foi brutalmente assassinado, em 30 de janeiro de 1948, por um indivíduo que nunca aceitou seus ideais. Desde então, o mundo celebra a data como o Dia Mundial da Não Violência. Para comemorar a data, o Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF/ENSP) promoverá, na quinta-feira (31/1), das 9 às 12 horas, na sala de espera, diversas ações educativas para sensibilizar e conscientizar a população sobre o sentido da solidariedade, da paz e dos direitos humanos. A atividade é aberta ao público e visa, principalmente, à participação dos moradores do Complexo de Manguinhos e pacientes do Centro de Saúde Escola.

A programação prevê conversas e discussões sobre violência contra crianças, adolescentes e mulheres, com destaque para a necessidade da paz nas relações pessoais, familiares e profissionais, no âmbito da intercomunicação pessoal. As atividades envolverão músicas, vídeos e conversas sobre a paz no mundo, com a participação de profissionais do CSEGSF e da Estratégia de Saúde da Família.

Segundo a coordenadora do Grupo de Educação e Promoção de Saúde, Sueli Gama Rosa, o principal objetivo do evento é gerar troca de experiências para a reflexão sobre a mudança de atitudes que podem minimizar os ruídos de comunicação e, assim, melhorar a qualidade de vida, sob vários aspectos. “Pretendemos desenvolver, com os usuários do CSEGSF, atividades no âmbito  do cuidado e da promoção da saúde”, destacou a coordenadora.

No evento, haverá uma dinâmica, com usuários e profissionais do Centro, que terá a pomba da paz como emblema. De acordo com Zélia Andrade, vice-coordenadora do Grupo, serão distribuídas duas centenas de pequenos pombos brancos, feitos em papel, com mensagens de paz. Esses pequenos enfeites formarão a plumagem da pomba, símbolo universal da paz.

A estratégia de promover ações educativas em alusão a datas comemorativas vem sendo utilizada pelos profissionais do Grupo Educação e Saúde do CSEGSF há algum tempo. Segundo Zélia, “a ideia é utilizar esses dias-chave para difundir, entre o público que recebemos e os trabalhadores do Centro de Saúde Escola, a educação para a paz, a solidariedade e o respeito pelos direitos humanos”. O Grupo de Educação e Promoção de Saúde é multidisciplinar e multiprofissional e atua no planejamento de ações voltadas para a conscientização e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida de todos os envolvidos.

 


Seções Relacionadas:
Assistência Projetos Sociais

Centro de Saúde comemora Dia da Não Violência

1 comentários
EDUARDO S. PONCE MARANHÃO
30/01/2013 19:32
TODO DIA É DIA DE NÃO VIOLÊNCIA !