Busca do site
menu

Cursos ENSP: inscrições abertas para especialização e atualização

ícone facebook
Publicado em:29/01/2013

Cursos ENSP: inscrições abertas para especialização e atualizaçãoCom o objetivo de aprofundar conhecimentos e habilidades técnicas em setores específicos do saber, a ENSP está com inscrições abertas para um curso de especialização e dois de atualização em sua grade. Os cursos, que atraem estudantes brasileiros, latino-americanos e dos Países Africanos de Língua Portuguesa (Palops), integram o programa de formação baseado em competências. O programa  é percebido como fundamental para o aprimoramento do SUS e o fortalecimento das ações e serviços de saúde nas esferas local, nacional e, cada vez mais, global. Todas as inscrições devem ser feitas por meio da Plataforma Siga.

Curso de especialização:

-Saúde Pública

O curso mais tradicional da ENSP – Especialização em Saúde Pública – iniciou o processo de seleção para 2013. São 30 vagas disponíveis para profissionais graduados ligados à área da saúde ou áreas afins. O curso, que está na grade curricular da Escola há 57 anos, pretende introduzir o aluno no campo da saúde coletiva e gerar competências para sua atuação como sanitarista. As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de fevereiro de 2013, e a data prevista para o início do curso é 1º de abril.

A especialização está sob a responsabilidade dos pesquisadores Alex Molinaro, Gíssia Gomes Galvão e Guido Palmeira. O curso também oferece ferramentas para apresentar e refletir sobre conceitos estruturantes correspondentes às subáreas constitutivas da saúde pública; capacitar o aluno na identificação de problemas prioritários na área da saúde buscando soluções criativas; e aplicar técnicas e instrumentos adequados às características da situação de saúde e do sistema de saúde brasileiro.

Sua estrutura curricular é constituída de cinco blocos temáticos, que são definidos como um conjunto de saberes não disciplinares que conformam um determinado contexto explicativo e/ou um dado recorte da realidade. Quatro blocos contêm os grandes temas que constituem os desafios e perspectivas da área: Saúde Pública; Saúde, Ambiente e Sociedade; Políticas, Sistemas, Serviços e Práticas de Saúde; e Organização do Trabalho em Saúde: Vigilância em Saúde e a Promoção da Saúde.

Para conferir todas as informações sobre pré-requisitos, datas e documentação necessária, acesse aqui o edital e faça sua inscrição.

Cursos de atualização:

Fundamentos da Experiência Psicanalítica

Estão abertas, até 4 de março, as inscrições para o curso de atualização Fundamentos da Experiência Psicanalítica, coordenado pela pesquisadora da ENSP Clarice Gatto, do Centro de Estudos em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana (Cesteh). O objetivo dessa atualização é contribuir para uma perspectiva crítica entre a teoria e a prática, dilema muito frequente atribuído aos percalços do trabalho em ambulatório. Além disso, o curso pretende propiciar aos participantes a reflexão sobre os conceitos fundamentais na abordagem do trabalho da psicanálise e fornecer referências teóricas que orientem as ações na Atenção à Saúde, em especial na saúde dos trabalhadores em ambulatórios da rede pública de saúde.

A atualização é voltada para profissionais de nível superior que articulem o exercício de seu trabalho (clínico) ao saber da psicanálise, especialmente médicos, psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais, enfermeiros e terapeutas ocupacionais. Os interessados em participar do curso devem conferir o edital e efetuar sua inscrição na página eletrônica da Plataforma Siga.

 Prevenindo Doenças Crônicas Não Transmissíveis: tabaco, álcool, hábitos alimentares e atividade física

Até 21 de fevereiro, estão abertas as inscrições para o curso de atualização Prevenindo Doenças Crônicas Não Transmissíveis: Tabaco, Álcool, Hábitos Alimentares e Atividade Física. Há 20 vagas disponíveis. O objetivo do curso é estimular o entendimento e a incorporação, nas práticas de saúde pública e de atenção básica à saúde, do tema prevenção das doenças crônicas não transmissíveis.

Coordenado pelos professores Luiz Antonio Bastos Camacho e Vera Luiza da Costa e Silva, o curso pretende mostrar aos alunos como reconhecer a importância dos fatores de risco envolvidos nas doenças crônicas não transmissíveis, com particular ênfase nos fatores passíveis de prevenção por meio de políticas públicas. A atividade também tenciona ensinar o marco teórico da prevenção e promoção da saúde, suas principais estratégias e impacto de programas multidisciplinares em diversos contextos, com ênfase em tabaco, álcool, atividade física e hábitos alimentares saudáveis.

Edital e inscrições aqui.


Seções Relacionadas:
Ensino

Nenhum comentário para: Cursos ENSP: inscrições abertas para especialização e atualização